15/08/2021 às 15:30, atualizado em 15/08/2021 às 15:52

Riacho Fundo vai ganhar 10 km de novas calçadas

Obras se iniciaram pela Colônia Agrícola Sucupira e quadra QS 8/10. Governo investe mais de R$ 1,5 milhão para dar segurança aos pedestres

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Riacho Fundo vai receber até o final deste ano dez quilômetros de calçadas novas. A construção dos passeios, ausentes em alguns bairros da cidade, já começou. A  primeira etapa, de 2,2 quilômetros, está sendo executada por uma empresa contratada pela Novacap. Os serviços iniciaram pela Colônia Agrícola Sucupira e a quadra QS 8/10.

O serviço envolve tanto a instalação da estrutura nova quanto a demolição de passeios quebrados ou danificados | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Chamado de ‘Sucupira’ pelos moradores, a região abriga diversos condomínios residenciais. E, sua via principal, será uma das beneficiadas para a satisfação do empresário Wagner Alves, 28. “O nosso bairro tem ganhado muitas melhorias como asfalto novo, saneamento básico, mas faltavam calçadas”, aponta.

“É muito ruim e inseguro para as crianças, por exemplo, retornar das escolas e andar no meio das ruas, próximo aos carros”, explica Wagner. “Agradecemos o esforço do governo e da administração, pois ajuda bastante na questão da mobilidade”, complementa. Na Colônia Sucupira, serão assentados 1,5 km de passeios com direito a rampas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Já na QS 8/10, o planejamento é concluir mais 700 metros de calçadas. De acordo com a  Diretoria de Urbanização da Novacap, o serviço envolve tanto a instalação da estrutura nova quanto a demolição de passeios quebrados ou danificados. Em alguns trechos, será necessário também fazer o rebaixamento de meios-fios já existentes.

Meta é expandir para toda a cidade

O valor investido na reforma é de cerca de R$ 1,5 milhão, oriundos de uma emenda do deputado distrital Valdelino Barcelos. E, de acordo com a administradora do Riacho Fundo, Ana Lúcia Melo, avenidas como a das quadras QN 5, QN 7 , QS 14 e a Ipê devem ser as próximas a receberem o calçamento.

“Há 20 anos, nossa região administrativa não recebia essa melhoria. É pedido recorrente da comunidade por mais calçadas”, revela Ana Lúcia. “Nossa  meta é fazer em toda a cidade, conforme determinou o governador Ibaneis. Vamos angariar os recursos para continuar a obra no ano que vem”, avisa.