19/08/2021 às 16:10, atualizado em 19/08/2021 às 16:48

Planaltina comemora 162 anos e R$ 34 mi em investimentos

GDF aplicou a verba em obras de infraestrutura e mobilidade. Nesta quinta (19), a cidade também ganhou seu próprio Centro de Atendimento ao Turista

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Nesta quinta (19), o aniversário de 162 anos  de Planaltina foi celebrado com muitas demonstrações de carinho pela cidade mais antiga do DF. Um café da manhã com apresentações culturais abriu as festividades, seguidas da inauguração de um novo Centro de Atendimento ao Turismo (CAT), no Museu de Planaltina, localizado na área central da região administrativa.

A solenidade de comemoração foi celebrada em frente à sede da Administração Regional de Planaltina e teve a presença de secretários de Estado, representantes da Câmara Legislativa do DF, do setor produtivo e de associações, além da banda do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

“Trabalhamos para cuidar dessa cidade como os dizeres da nova fachada. É somente conhecendo o passado e trabalhando o presente que iremos desenvolver esse futuro. Sou muito grato de poder atuar no cuidado à nossa cidade e dar a minha contribuição”, afirmou o administrador de Planaltina, Célio Rodrigues.

Planaltina é a cidade mais antiga do DF, com 162 anos | Foto: Lúcio Bernardo Jr. Agência Brasília

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) já investiu mais de R$ 34 milhões em infraestrutura para os cerca de 200 mil moradores.

“Quando conhecemos Planaltina, passamos a amá-la. Estamos trabalhando para resgatar esse valor da cidade, por tudo o que ela representa. Nossa história está aqui e Planaltina tem plena condição de receber os nossos visitantes”, enfatizou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

O deputado distrital Cláudio Abrantes, que também fez questão de participar das comemorações, ressaltou o lado “maternal” da centenária cidade.

“Recebi muito mais do que mereço dessa cidade, que me acolheu e que abraça a todos. Planaltina é uma cidade de oportunidades, de laços que permanecem e crescem. Parabéns, Planaltina, pelos seus 162 anos”, finalizou.

Polo do turismo

Além dos investimentos em infraestrutura, equipamentos públicos e qualidade de vida, Planaltina ganhou outro presente nesta quinta (19): um Centro de Atendimento ao Turista. Ele irá funcionar dentro do Museu Histórico da cidade, localizado na Praça Coronel Salviano Monteiro Guimarães, no Setor Tradicional.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

No local, os turistas recebem informações sobre os produtos e serviços turísticos no DF e Entorno, além de mapas, guias e materiais promocionais.

Melhorias

Seja em serviços de manutenção e conservação ou em obras de maior porte, o GDF tem feito diversos investimentos em infraestrutura e organização para os moradores de Planaltina. Confira abaixo alguns destes benefícios:

Obras concluídas
– Cercamento da Feira de Hortifrutigranjeiros
– Estacionamento da Entrequadra 3/4 na Vila Buritis
– Campo sintético do Arapoanga
– Quadra de areia da Vila Vicentina
– Cobertura da quadra poliesportiva da Escola Classe 16
– Nova entrada de Planaltina no Jardim Roriz
– Reforma de parquinhos infantis e quadras na Vila Buritis, Vila Vicentina, Jardim Roriz e Buritis IV
– Reforma e cobertura da quadra poliesportiva do Núcleo Rural Rajadinha
– Encabeçamentos ligando bairros à BR-020
– Eficientização da iluminação pública no Setor de Oficinas e Jardim Roriz
– Construção de novas bocas de lobo na Av. Alexandre Salgado e nas Ruas Pará e 1º de Junho
– Reforma do paisagismo na Praça Cel. Salviano Monteiro Guimarães

Obras em andamento
– Reforma da cobertura da Feira de Hortifrutigranjeiros
– Transformação do antigo albergue em duas escolas
– Unidade Básica de Saúde (UBS) no Vale do Amanhecer
– Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
– Pavimentação na Quadra 6 da Vila Buritis
– Pavimentação de trecho do Córrego do Arrozal
– Construção de quadra sintética na Estância
– Nova creche no Buritis IV