20/08/2021 às 20:51, atualizado em 21/08/2021 às 10:09

Cidades seguem sendo preparadas para a volta das chuvas

Substituições de meios-fios, recolhimento de ramagens e tapa-buracos no Lago Norte garantem conforto e evitam prejuízos com as chuvas

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Agosto vai chegando ao fim e, com a proximidade da primavera, vem também a expectativa de chuvas em Brasília. Depois de 67 dias de estiagem, com picos da seca e queda da umidade, o Governo do Distrito Federal (GDF) prepara as cidades e promove manutenções preventivas para o período chuvoso.

Entre os serviços executados no Lago Norte, teve substituição de meios-fios, recolhimento de ramagens à beira das calçadas e recapeamentos | Fotos: GDF Presente

No Lago Norte, o GDF Presente promoveu intervenções no Lago Norte, como a substituição de meios-fios, recolhimento de ramagens à beira das calçadas e recapeamentos. No conjunto 9 da QI 1, 15 novos blocos de concreto, de 1 metro cada um, vão reforçar a contenção das águas que, durante as últimas chuvas, desceram pela via e invadiram o terreno do nutricionista Cristiano Dantas Almeida, 41 anos.

[Olho texto=”“Todas essas coisas feitas neste período de seca com nossos órgãos parceiros nos ajudam a diminuir problemas e minimizar os efeitos das chuvas”” assinatura=”Valmir Lemos. secretário de Cidades” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ele chegou a ter prejuízos e acionou a Administração Regional do Lago Norte pedindo uma solução. “Sem uma barreira de contenção, a força da água ultrapassou onde estavam os meios-fios danificados e derrubou um muro que havíamos construído cerca de um ano antes. Acredito que com a instalação dos novos blocos esse problema não volte a se repetir”, espera Cristiano.

Prevenção e economia

O GDF Presente é um programa voltado tanto para a recuperação de vias e equipamentos públicos quanto para a prevenção de situações que coloquem em risco a segurança do cidadão e custos para os cofres públicos. Valmir Lemos é o secretário de Cidades do DF e lembra que as ações de limpeza e pequenos reparos vêm surtindo grandes efeitos.

Na Estrada Parque Península Norte (EPPN), foram recolhidas ramagens e folhas de árvores que ocupam a margem da pista de caminhada dos moradores

“Todas essas coisas feitas neste período de seca com os nossos órgãos parceiros, como Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Novacap, nos ajudam a diminuir problemas e minimizar os efeitos das chuvas”, ele afirma.

Outro trabalho essencial no Lago Norte é a manutenção da pavimentação asfáltica, indispensável para a prevenção de acidentes. Na MI 3 e no CA, alguns buracos nas vias foram tampados com a aplicação de 13 toneladas de massa asfáltica. E na Estrada Parque Península Norte (EPPN), entre a QI 11 e a QI 15, foram recolhidas ramagens e folhas de árvores que ocupam a margem da pista de caminhada dos moradores.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Coordenador do Polo Adjacente 1, Leandro Cardoso lembra que ações como essas têm o cuidado de preparar a cidade, evitando prejuízos para os moradores e até trazendo economia para o GDF, já que evita gastos com danos maiores.

De acordo com Leandro Cardoso, “os trabalhos de prevenção incluem, além da recuperação dos meios-fios, a limpeza das bocas de lobo com a função essencial de canalizar as águas das chuvas e evitar alagamentos.”