20/08/2021 às 18:41, atualizado em 20/08/2021 às 20:43

UBS 17 de Planaltina promove palestras sobre aleitamento materno

Ação foi voltada para as gestantes que fazem pré-natal na unidade e abordou variados temas acerca da amamentação

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno desde a hora do nascimento e os benefícios da amamentação para a vida da mãe e da criança, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Planaltina, localizada na área rural do Jardim Morumbi, promoveu nesta sexta-feira (20) uma conversa com as gestantes que fazem pré-natal na UBS.

Durante a conversa, foram abordados temas como os benefícios da amamentação para mãe e bebê e a posição correta para amamentar| Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

“Estamos no Agosto Dourado e decidimos fazer essa atividade para destacar a importância de amamentar, pois a amamentação favorece a promoção à saúde destas mães e bebês. Além disso, estamos em uma área muito carente, então a utilização de fórmulas para substituir o aleitamento materno pesa muito no orçamento dessas famílias e não é a melhor opção”, explica Sílvia Costa, enfermeira e coordenadora da UBS 17 de Planaltina.

[Olho texto=”“Eu achei essa ação muito importante, pois nos ajuda a esclarecer muitas dúvidas com relação aos cuidados com o bebê e durante a amamentação, que parece ser algo fácil, mas que não é”” assinatura=”Patrícia Cardoso, 36 anos, gestante” esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante a conversa, foram abordados temas importantes como os benefícios da amamentação para mãe e bebê, posição correta para amamentar, os tipos de “pegas” que o bebê pode ser colocado para mamar. Além disso, houve palestras sobre a escovação desde os primeiros meses do bebê, direitos sociais das gestantes e puérperas e palestra com psicólogas sobre as dificuldades com a chegada de um bebê.

Para a mulher, a amamentação ajuda na redução do sangramento pós-parto; contração e volta do tamanho uterino; redução de chances de doenças como câncer de mama, diabetes e doenças cardiovasculares, além de contribuir para o emagrecimento.

Já para o bebê, o leite materno funciona como uma vacina, pois aumenta os anticorpos do organismo; é rico em nutrientes; diminui os riscos desta criança desenvolver doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão. Além disso, as crianças que são amamentadas tendem a ser mais calmas e seguras afetivamente.

A gestante Patrícia Cardoso, de 36 anos, participou da conversa e ficou extremamente feliz com a ação, pois ela é mãe de primeira viagem e quer se preparar o máximo possível para a chegada de seu bebê.

“Eu achei essa ação muito importante, pois nos ajuda a esclarecer muitas dúvidas com relação aos cuidados com o bebê e durante a amamentação, que parece ser algo fácil, mas que não é. Sempre fui bem acolhida aqui, a equipe me trata superbem desde quando comecei o acompanhamento, me sinto em casa aqui”, afirma.

Cada gestante presente na ação recebeu um lanche preparado pela equipe da UBS 17 de Planaltina e kits de cuidado com o coto umbilical do recém-nascido. Hoje, a unidade presta assistência para cerca de 20 gestantes que moram na localidade.

[Olho texto=”Durante todo o mês de agosto, estão sendo realizadas ações voltadas para a proteção do aleitamento materno em todas as UBSs e Bancos de Leite Humano” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Proteção do aleitamento materno

O Agosto Dourado chama a atenção para a importância da amamentação. Durante todo o mês estão sendo realizadas ações voltadas para a proteção do aleitamento materno em todas as UBSs e Bancos de Leite Humano.

“A proteção do aleitamento materno precisa ser trabalhada desde a gestação e nós temos o dever de incentivar a amamentação, que é boa para mãe e bebês. O aleitamento materno vai tornar a geração futura mais saudável e com menos doenças crônicas, o que sobrecarrega a rede de saúde hoje”, esclarece Miriam Santos, coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF.

De acordo com ela, a amamentação é algo natural, mas não é fácil. Além disso, boa parte da sociedade ainda recrimina a mulher que amamenta, em vez de acolher e incentivar essa mãe.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Evento

Na próxima semana, entre os dias 23 a 27 de agosto, será realizado o VI Seminário de Aleitamento Materno Brasília – I Seminário de Alimentação Complementar Saudável de Brasília. O seminário será totalmente on-line e já recebeu mais de 500 inscrições. Quem tiver o interesse de participar ainda pode se inscrever por meio do link https://www.sympla.com.br/vi-seminario-de-aleitamento-materno-e-i-seminario-de-alimentacao-complementar-saudavel-de-brasilia__1313473. O seminário entregará certificado de 20 horas, por isso é importante colocar o nome completo no momento da inscrição.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde