23/08/2021 às 19:00, atualizado em 23/08/2021 às 19:34

Faixa etária de 17 anos será vacinada em postos exclusivos

Imunização desse grupo começa nesta terça-feira (24). Segunda dose da Pfizer para quem tem cartão agendado para até 3 de setembro será antecipada

Por GIZELLA RODRIGUES, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

A vacinação de adolescentes de 17 anos será feita em 30 postos exclusivos para essa faixa etária. O mutirão sem a necessidade de agendamento começa às 8h desta terça-feira (24) apenas em postos para pedestres, sendo que três deles funcionam até às 22h: a UBS 7 de Ceilândia, a UBS 1 de Brazlândia e a UBS 5 de Planaltina.

[Olho texto=”“Onde acontecerá a vacinação de pessoas de 17 anos, só terá vacina da Pfizer, a única aprovada pela Anvisa para ser aplicada nesse público”” assinatura=”Gustavo Rocha, secretário da Casa Civil” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os pontos de imunização, tanto para adolescentes de 17 anos quanto para a imunização de adultos e aplicação da segunda dose, podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.

Também será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça novo decreto que acaba com a limitação de horário para o funcionamento de entregas e drive-thru.

Atualmente, os estabelecimentos só podem funcionar até meia-noite e delivery e drive-thru até 1h, desde que o pedido tenha sido feito até meia-noite. Agora, essa restrição não será mais feita. O decreto, porém, não altera o funcionamento presencial dos bares e restaurantes nem o toque de recolher.

Em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti na tarde de segunda-feira (23), os secretários de Saúde, Osnei Okumoto, e da Casa Civil, Gustavo Rocha, explicaram que vacinar os adolescentes em postos exclusivos é uma forma de evitar que as demais pessoas que forem se vacinar tentem escolher a marca do imunizante.

Os detalhes da vacinação para adolescentes de 17 anos foram apresentados pelos secretários de Saúde, Osnei Okumoto, e da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva nesta segunda-feira (23) | Fotos: Renato Araújo/ Agência Brasília

“Onde acontecerá a vacinação de pessoas de 17 anos, só terá vacina da Pfizer, a única aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada nesse público”, afirmou Gustavo Rocha.

Os postos de vacinação dos adolescentes ainda aplicarão doses em gestantes e puérperas, que também devem tomar a Pfizer. Os adolescentes não precisarão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Segundo o secretário da Casa Civil, há 48.263 pessoas com 17 anos no Distrito Federal, algumas delas já foram vacinadas por terem comorbidade, mas há doses suficientes para todos.

[Numeralha titulo_grande=”48.263″ texto=”é o número de pessoas com 17 anos no DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ele explicou que as doses destinadas para os adolescentes com comorbidades e não aplicadas foram remanejadas para atender o novo público-alvo da campanha no DF e disse que o GDF espera encerrar a vacinação nesta terça-feira com a imunização de 100% das pessoas na faixa etária de 17 anos.

Gustavo Rocha ressaltou a alta procura dos jovens pela imunização e anunciou que 46,09% das pessoas com 18 e 19 anos receberam a primeira dose, o percentual de imunização da população de 20 e 21 anos está em 60,87% e em 67,36% entre os de 26 e 27 anos.

“Acima de 20 anos, todas as faixas etárias estão com mais de 60% de imunização, até chegar em 84% entre as pessoas de 48 e 49 anos, 89% de 50 anos e assim por diante”, afirmou o secretário.

Antecipar doses da Pfizer

Na conversa com os jornalistas, os gestores também anunciaram que, a partir de quinta-feira (26), o GDF vai antecipar a segunda dose da vacina da Pfizer para quem deveria tomá-la até o dia 3 de setembro.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Atualmente, a antecipação está ocorrendo para quem tomou a AstraZeneca e tinha marcada a data até o dia 31 de agosto para receber a segunda dose.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que o GDF desmobilizou 20 leitos de UTI-Covid no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), que poderão ser usados como leitos de UTI geral, o que deve ajudar na ampliação de cirurgias eletivas.

Atualmente, a Secretaria de Saúde realiza cinco mil operações por mês. Segundo ele, há 125 casos de internação pela variante Delta no DF, sendo que quatro deles resultaram em óbito.