23/08/2021 às 21:26, atualizado em 24/08/2021 às 14:31

Cruzeiro tem 100% da iluminação pública em LED

Cidade é a primeira do DF a trocar todas as luminárias convencionais para ter mais segurança e economizar 40% na conta de luz

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília

O Cruzeiro é a primeira região administrativa do Distrito Federal com iluminação pública com 100% de lâmpadas de LED. Por meio do projeto de eficientização da Companhia Energética de Brasília (CEB), foram substituídas 4.572 lâmpadas convencionais por modelos mais modernos e econômicos. Um investimento que custou ao Governo local R$ 2,1 milhões e levou mais segurança para 33 mil pessoas que moram na região.

Após a troca das lâmpadas, população voltou a frequentar as pracinhas do Cruzeiro à noite | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A tecnologia de condução de luz por LED é o que existe de mais eficiente no mercado, atualmente. Lâmpadas deste tipo iluminam até cinco vezes mais que as convencionais, têm mais vida útil, além de exigir menos manutenção. A economia na conta de energia pode chegar até 40 % a menos aos cofres públicos.

A iluminação pública de excelência causa um impacto positivo imediato na vida da comunidade, analisa o administrador do Cruzeiro, Luis Eduardo Pessoa. “A eficiência na iluminação dá mais sensação de segurança para a população. Agora, as pessoas enxergam com nitidez ao olhar para longe, e, quando andam pela cidade, se sentem satisfeitos”, completa.

O projeto de eficientização da iluminação pública do Cruzeiro começou em 2019. A primeira etapa foi realizada somente no Cruzeiro Velho, com a substituição de, aproximadamente, 2.000 lâmpadas convencionais pelas de LED. Na segunda etapa, no ano passado, o projeto de eficientização chegou ao Cruzeiro Novo. Foram substituídas pouco mais de 2.000 lâmpadas convencionais pelas luminárias de LED.

[Olho texto=” “A eficiência na iluminação dá mais sensação de segurança para a população. Agora, as pessoas enxergam com nitidez ao olhar para longe, e, quando andam pela cidade, se sentem satisfeitos”” assinatura=”Administrador do Cruzeiro, Luis Eduardo Pessoa” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o presidente da CEB, Edson Garcia, a nova iluminação pública do Cruzeiro garante mais segurança para os moradores locais. “O Cruzeiro se tornou um exemplo que está sendo seguido por outras regiões do DF”, afirma. Segundo ele, a comunidade passou a frequentar as praças à noite, com mais segurança.

A CEB vem realizando um trabalho focado nos projetos de eficientização da iluminação pública e trabalha para que todo o Distrito Federal seja iluminado por LED, de acordo com Edson Garcia. “A meta do governador Ibaneis Rocha é de que a eficientização da iluminação chegue em todo o DF nos próximos dois anos. Com 100% LED teremos luz clara, com eficiência energética, gastando menos e iluminando mais”, garante Garcia.

Sombras de iluminação

Em uma próxima etapa, a administração do Cruzeiro pretende melhorar as “sombras de iluminação”, que são os locais onde a qualidade da iluminação pela LED está comprometida.

“Muitas vezes, é uma árvore que está atrapalhando. Aí chamamos a Novacap, que faz o seu trabalho para liberar o local. Pode ser também que exista a necessidade de mais um poste de luz em determinado ponto”, explica Luis Eduardo Pessoa.

A colocação de novos pontos de iluminação pública na cidade já está no “radar” da administração local. “Já fizemos o mapeamento dessa demanda. A comunidade e a Polícia Militar nos auxiliam nessa situação, nos mostrando onde há essa necessidade. Tudo o que queremos é oferecer serviços de qualidade para a população”, enfatiza o gestor.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Fazendo a diferença

A professora de ensino fundamental, Mônica Farias Corrêa de Sá, 48 anos, não tem dúvidas: as lâmpadas de LED fazem a diferença. “Com certeza, o Cruzeiro está muito bem iluminado. E mais seguro. É outra coisa. Um serviço como esse tem que ir para as outras cidades do DF”, analisa Mônica.

O Militar e ciclista, Nilson Gomes de Souza, 53 anos, revela que, agora, se sente mais confortável para dar suas pedaladas pela cidade, à noite.

Nilson participa do Pedal Cruzeiro Noturno, um grupo que pedala de 25 a 30 quilômetros, no Cruzeiro, nas noites de quartas-feiras. “As ruas estão bem mais claras. Dá para notar a diferença. Agora, a gente vê tudo, inclusive qualquer desnível ou outro problema na pista”, avalia.

Presidente do Conselho de Segurança do Cruzeiro Novo e Velho, Ênio Ferreira da Silva, comemora a conclusão da iluminação pública de LED em toda a região administrativa. Para ele, a utilização de LED ajuda a coibir a violência, entre outras vantagens. “Essa iluminação melhora muito a segurança. Ela dá mais nitidez. Qualquer problema na vizinhança, as pessoas conseguem ver melhor o que está acontecendo”, avalia.