25/08/2021 às 20:41, atualizado em 25/08/2021 às 21:43

Uma nova Praça do Artesão no Cruzeiro

Local, que estava abandonado há mais de oito anos, passa por reforma completa com ajuda das equipes do GDF Presente

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Até pouco tempo atrás, quem passava em frente à Feira Permanente do Cruzeiro não conseguia reconhecer que ali existe a Praça do Artesão. Abandonado há pelo menos oito anos, o local agora passa por uma reforma completa promovida pela Administração Regional do Cruzeiro, em parceria com o Polo Central do GDF Presente.

As obras iniciadas na semana passada vão trazer de volta a Praça dos Artesãos para a comunidade do Cruzeiro | Fotos: do Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

[Olho texto=”“Essa obra foi um pedido dos feirantes e dos comerciantes que possuem estabelecimentos aqui ao redor”” assinatura=”Luciano Almeida, coordenador do Polo Central do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”direita”]

No espaço onde ficava um dos antigos postos da Polícia Militar do DF (PMDF), que foi retirado, uma máquina, tipo bobcat, retira o excesso de terra e aplaina o terreno para que seja feito um novo paisagismo. Nos pontos onde o piso da praça encontra-se com buracos e fora de padrão, os operários fazem o nivelamento com concreto, facilitando a acessibilidade para pessoas com deficiência de mobilidade.

[Olho texto=”“Queremos realizar em breve a 1ª FeirArte na Praça do Artesão, com uma previsão de 50 expositores e apresentações artísticas. É uma grande alegria podermos revigorar mais este espaço público e melhorar a vida e a cultura da cidade”” assinatura=”Kleyce Oliveira Silva, chefe de gabinete da Administração Regional do Cruzeiro” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ao redor da praça, as calçadas estão sendo refeitas e novos meios-fios instalados. Os trabalhos no local começaram na sexta-feira passada (20) e devem se estender até o começo de setembro. A equipe que atua nos serviços é composta por servidores da Administração Regional do Cruzeiro e operários do GDF Presente, além do apoio de mão de obra de reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF).

“Essa obra foi um pedido dos feirantes e dos comerciantes que possuem estabelecimentos aqui ao redor”, afirma o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Luciano Almeida. “Estamos trabalhando com muito empenho pra trazer de volta esse espaço para a população do Cruzeiro e para os artesãos”.

Com a praça totalmente renovada, a intenção é oferecer um local digno para que os artesãos possam trabalhar, como explica a chefe de gabinete da Administração Regional do Cruzeiro, Kleyce Oliveira Silva: “Queremos realizar em breve a 1ª FeirArte na Praça do Artesão, com uma previsão de 50 expositores e apresentações artísticas. É uma grande alegria podermos revigorar mais este espaço público e melhorar a vida e a cultura da cidade.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de uma praça completamente reformada, a população do Cruzeiro também ganhou uma importante garantia para a manutenção do trabalho que foi realizado no local: a região administrativa é a primeira no DF a ter 100% da sua iluminação pública feita com lâmpadas de LED. O serviço foi realizado graças a um investimento de R$ 2,1 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).