27/08/2021 às 18:45

Festa da Vindima recebe os primeiros visitantes

Realizado na Fazenda Califórnia, a 30 km de Brasília, evento turístico ocorre neste fim de semana e de 5 a 7 de setembro, com o apoio da Emater-DF

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A 30 km de Brasília, em uma área situada entre morros, ao lado da Reserva Biológica da Contagem, fica a Fazenda Califórnia, onde está ocorrendo a III Festa da Vindima, que celebra a colheita da uva, neste fim de semana e nos dias 5, 6 e 7 de setembro.

O casal Beatriz Barone e Claudio Golvea ficou encantado com a beleza do local e a experiência: “Esmagar uvas com os pés foi sensacional” | Fotos: Emater-DF

Aberto oficialmente na quinta-feira (26), o evento recebeu nesta sexta-feira (27) os primeiros visitantes, que puderam conhecer a propriedade, colher uvas diretamente dos parreirais, esmagar a fruta com os pés, método antigo de fabricação de vinhos, participar de um brunch ou simplesmente relaxar e apreciar a paisagem.

[Olho texto=”“Eu já tinha visitado propriedades de uvas no Sul, mas era inverno e não tinha nenhuma fruta no pé. Estou achando tudo isso lindo”” assinatura=”Beatriz Barone Pereira, cirurgiã-dentista” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A cirurgiã-dentista Beatriz Barone Pereira Dutra, 45 anos, e o marido, o servidor público Claudio Golvea Dutra, 49, foram os primeiros chegar na fazenda nesta sexta. Ficaram encantados com o lugar. “Eu já tinha visitado propriedades de uvas no Sul, mas era inverno e não tinha nenhuma fruta no pé. Estou achando tudo isso lindo”, disse Beatriz. “Esmagar uva com os pés foi sensacional”, completou o marido.

O roteiro completo da visita dura aproximadamente três horas e meia. E todas as atividades internas podem ser feitas a pé e com calma. “Queremos que as pessoas desfrutem de uma experiência sensorial, na qual elas possam sentir o aroma das uvas colhidas do pé, experimentar as frutas, fazer a pisa, respirar esse ar puro”, conta a filha do proprietário da Fazenda Califórnia, Rachel Bardawil, que está recebendo os visitantes durante a vindima.

Colher uvas diretamente dos parreirais é uma das atividades que integram o programa, de três horas e meia

Beatriz e Claudio não foram os únicos que se encantaram com a experiência. Para a psicóloga Lúcia Wolff, 65, tanto o lugar quanto o roteiro foram surpreendentes. “Que lugar lindo! Estou encantada. Inacreditável que a gente tenha um lugar assim tão perto”, afirmou.

Assistência técnica

A Emater-DF, que presta assistência na área de turismo rural, construiu o projeto técnico para subsidiar a elaboração de roteiro e organização das atividades de atendimento aos visitantes. Os extensionistas também estão acompanhando as visitações e auxiliando os proprietários da Fazenda Califórnia com orientações no atendimento aos turistas. Ao final da festa, devem fazer a avaliação dos resultados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para visitar a III Festa da Vindima da Fazenda Califórnia é necessário agendar previamente, pois os grupos de visitantes são pequenos, com vagas limitadas. Os ingressos custam R$ 245,00 (adultos) e R$ 122,50 (de 7 a 14 anos), Crianças de até 6 anos não pagam.

Além de visitar o local e participar das programações, os visitantes também poderão comprar produtos produzidos na Fazenda Califórnia. As reservas devem ser feitas pelo WhatsApp (61) 98133-8877.

*Com informações da Emater-DF