27/08/2021 às 10:00

Praça 21 de Abril, na Asa Sul, terá novos espaços de lazer

Projeto paisagístico prevê bicicletários, arborização e um novo Ponto de Encontro Comunitário

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Praça 21 de Abril, localizada na quadra 707/708 da Asa Sul, receberá uma reforma completa, com novos espaços de lazer na área pública. Terá mais pisos acessíveis, arborização e a instalação de bicicletários, 13 lixeiras, 31 bancos de concreto e um novo Ponto de Encontro Comunitário (PEC).

As melhorias estão previstas no projeto de paisagismo aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) pela Portaria n° 67/2021. “O objetivo do projeto é a qualificação do espaço público, com mais qualidade estética, ambiental e um melhor convívio para a população”, afirmou a coordenadora de Aprovação de Projetos de Urbanização da Seduh, Caroline Fernandes.

A instalação do novo PEC substituirá o rinque de patinação existente na praça, que por sua vez, ganhará um conceito aberto e não delimitado por cercamentos. “O projeto paisagístico contempla ainda a substituição de mobiliários urbanos e acréscimo de novos, e a demolição do coreto por encontrar-se com desvio de sua função original”, ressaltou a coordenadora.

De acordo com Caroline Fernandes, a substituição do piso por uma nova composição vai garantir a acessibilidade da área, o escoamento pluvial e a interligação adequada com a rede existente. “Também haverá o plantio de novas espécies junto ao paisagismo atual, com sombreamento e o estabelecimento de novos marcos visuais”, destacou.

A aprovação era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará a proposta para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O órgão elaborou o projeto e será o responsável por executar as obras.

Estacionamento e calçadas acessíveis no SIA

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Seduh também aprovou e publicou no DODF desta quinta-feira o projeto de sistema viário para a criação de um novo estacionamento com 295 vagas e calçadas para garantir acessibilidade no Trecho 4 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). A iniciativa será no entorno do lote CL 2000, no acesso da Via IA 3 para a Via IN 1.

No estacionamento haverá vagas comuns, para idosos, pessoas com deficiência, motos e paraciclos. Já as calçadas serão mais acessíveis e terão plantio de novas espécies de árvores para o sombreamento das vagas, como ipês amarelos e roxos. O próximo passo é a Seduh encaminhar o projeto para a Administração Regional do SIA.

*Com informações da Seduh