28/08/2021 às 13:07, atualizado em 28/08/2021 às 19:19

Curso de primeiros socorros em trilhas do Jardim Botânico

Evento aberto à comunidade, com atividades ao ar livre, será ministrado nos dias 18 e 19 de setembro

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) realizará o curso de primeiros socorros em trilhas e atividades ao ar livre. O evento, aberto à comunidade mediante inscrição prévia no site https://medsar.webnode.com/acao-social/, será ministrado nos dias 18 e 19 de setembro pelo Dr Hemerson dos Santos Luz no Centro de Excelência do Cerrado.

Arte: Ascom Jardim Botânico de Brasília

Serão oferecidas 16 vagas a professores, estudantes do ensino médio, escoteiros, profissionais de saúde, de turismo, aventureiros e interessados em aumentar seu conhecimento sobre o assunto. O objetivo é capacitar membros da comunidade que atuem como multiplicadores de conhecimento de segurança em trilhas e atividades ao ar livre.

[Olho texto=”“Inúmeros acidentes são relatados entre participantes de trilhas e de esportes na natureza. Considerando o atual crescimento das atividades e de esportes ao ar livre e que o risco de acidentes acompanha essa tendência, é primordial difundir o conhecimento sobre as principais ameaças à saúde os procedimentos de primeiros socorros bem como difundir conceitos básicos de preservação da natureza”” assinatura=”Hemerson dos Santos, médico” esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante o encontro serão realizadas oficinas práticas, caminhada e palestras como:
– O corpo humano e sinais vitais
– Avaliação da cena e avaliação da vítima
– Suporte básico de vida
– Hemorragias e choque
– Orientação
– Imobilização e traumas
– Ressuscitação cardiopulmonar
– Queimaduras
– Doenças do ambiente
– O Cerrado e suas características
– Insetos e animais de interesse
– Sobrevivência e orientação
– Caminhar e preservar
– O que levar numa caminhada
– O kit de primeiros socorros
– Caminhada educativa

Para a diretora executiva do Jardim Botânico de Brasília (JBB), Aline De Pieri, o curso de primeiros socorros em trilhas e atividades ao ar livre chega em um excelente momento. “Atividades ao ar livre têm aumentado nos últimos tempos, tanto pela situação causada pela pandemia, como numa busca da sociedade civil em se reconectar com a natureza. Medidas de primeiros socorros são fundamentais para garantir a segurança daqueles que praticam esportes e gostam de se aventurar”, defendeu.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O médico Hemerson dos Santos concorda: “Inúmeros acidentes são relatados entre participantes de trilhas e de esportes na natureza. Considerando o atual crescimento das atividades e de esportes ao ar livre e que o risco de acidentes acompanha essa tendência, é primordial difundir o conhecimento sobre as principais ameaças à saúde os procedimentos de primeiros socorros bem como difundir conceitos básicos de preservação da natureza”, concluiu.

*Com informações do Jardim Botânico de Brasília