29/08/2021 às 14:58, atualizado em 29/08/2021 às 15:14

Em seis meses, 11 mil toneladas de asfalto para as vias do DF

Volume foi utilizado na manutenção das pistas de várias cidades, levando conforto e segurança à população

Por Alline Martins e Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

De janeiro a julho deste ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) já disponibilizou às regiões administrativas cerca de 11 mil toneladas de massa asfáltica para recuperação de vias. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões e beneficiou milhares de motoristas com pistas mais seguras. O montante se refere ao aplicado apenas pela Divisão de Manutenção Asfáltica (Dimav) daquela empresa.

Em Sobradinho, cerca de 1,3 quilômetros de pistas que estavam esburacadas e com várias lombadas viraram um ‘tapete’| Foto: Paulo Henrique Carvalho/Agência Brasília

Em Taguatinga, por exemplo, foram quase 3 km de recapeamento asfáltico executados no primeiro semestre: 2,2 km de pista nova entre as QNDs 20 e 25; e entre as QNDs 32 e 46. Já na via principal da Praça do Bicalho, foram mais 500 metros. Sobradinho foi outra região atendida com a massa asfáltica da Dimav.

[Olho texto=”“Melhorar a infraestrutura da região significa melhorar a qualidade de vida da população. Ao longo de 15 anos, essa via não passava por uma boa manutenção”” assinatura=”Abílio Castro, administrador regional de Sobradinho” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem passa pelas quadras 16 e 18 de Sobradinho já pode ver o movimento de máquinas fazendo o recapeamento asfáltico das vias que há, pelo menos 30 anos, não recebiam este cuidado. Cerca de 1,3 quilômetros de pistas que estavam esburacadas e com várias lombadas viraram um ‘tapete’. O investimento é de mais de um milhão de reais oriundos de emenda parlamentar do distrital João Cardoso.

“Melhorar a infraestrutura da região significa melhorar a qualidade de vida da população. Ao longo de 15 anos, essa via não passava por uma boa manutenção”, ressalta o administrador regional de Sobradinho, Abílio Castro. “A pista também é uma das saídas para a BR-020 [rodovia que liga Brasília a Fortaleza] e vai ajudar a desafogar o trânsito”, complementa.

A comerciante Eliana Santana, 52 anos, trabalha no terminal rodoviário da quadra 18. Segundo ela, o recapeamento era “pra lá de necessário”. “Não podia chover que abriam buracos na pista. O asfalto estava muito velho. Que bom que vamos ganhar um novinho”, celebra. “A obra traz um pouco de transtorno para a gente, mas se é um por um bom motivo, vale à pena”, arremata.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Mesmo com os olhares voltados para ações de combate ao coronavírus, o Governo do Distrito Federal não deixou de investir em outras áreas. Em 2020, cerca de R$ 67 milhões foram aplicados em operações de recapeamento e tapa-buracos em toda a capital. Além da Novacap, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também atua na recuperação asfáltica das vias da capital.