01/09/2021 às 17:35, atualizado em 02/09/2021 às 11:08

Brazlândia recebe reforço de mais de 700 luminárias de LED

Com as novas lâmpadas, Brazlândia passa a contabilizar um total de 2.334 pontos modernizados desde 2020

Por Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Um novo projeto está em execução para melhorar a vida dos moradores de Brazlândia. As equipes da CEB Iluminação Pública (CEB Ipes) deram início à mais um reforço na eficiência de iluminação pública na cidade. Serão substituídas 716 luminárias convencionais por modelos de LED, que iluminam bem mais.

Garantida por recursos de emenda parlamentar do deputado distrital Iolando Almeida, a execução do projeto aumenta a segurança do trânsito de pessoas e veículos e permite mais economia aos cofres públicos com a redução do consumo de energia | Fotos: Divulgação/CEB Ipes

[Olho texto=”“Além dos 1.618 pontos de LED que já instalamos na cidade, demos início a eficientização de mais 716 luminárias, que trará melhorias na iluminação pública e permitirá que a comunidade usufrua dos espaços públicos à noite”” assinatura=”Edison Garcia, presidente da CEB Ipes” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esse não é o primeiro projeto de reforço que a CEB executa em Brazlândia. Em 2020, 700 luminárias de LED foram instaladas. De janeiro a julho de 2021, a companhia garantiu mais eficiência em outras 918 luminárias. “Além dos 1.618 pontos de LED que já instalamos na cidade, demos início a eficientização de mais 716 luminárias, que trará melhorias na iluminação pública e permitirá que a comunidade usufrua dos espaços públicos à noite”, declarou o presidente da CEB, Edison Garcia.

Os recursos para a execução do projeto são provenientes de emendas do deputado distrital Iolando Almeida, que destinou R$ 595 mil para a ação. “Estou muito satisfeito com a substituição das lâmpadas de LED em Brazlândia. A troca pelas de LED possibilitou, além de maior segurança ao trânsito de pessoas e veículos, uma maior economia aos cofres públicos, uma vez que elas apresentam um resultado muito menor em termo de consumo de energia elétrica”, disse o deputado.

Marília Andrade comemora a instalação da nova iluminação, que vai permitir ficar mais tempo com a filha no parquinho

Quem está muito satisfeita é a dona de casa Marília Andrade. Ela brincava com a filha na tarde desta terça-feira (31) na quadra de esportes da Vila São José, onde a equipe da CEB realizava a troca das luminárias convencionais por LED. “Na Quadra 56, onde eu moro, já é essa iluminação branca e ficou muito mais seguro. Ter essa mesma iluminação no parquinho vai permitir que fiquemos mais tempo aqui”, disse Marília.

A aposentada Aparecida Barbosa agora vai poder ir à igreja por um caminho mais iluminado e curto

A aposentada Aparecida Barbosa está ansiosa para ver o trajeto que costuma fazer mais iluminado. “Eu moro na Quadra 58 que já é LED. Estou animada com esse projeto que a CEB começou porque vai iluminar o caminho que eu faço para a igreja”, disse Aparecida. Atualmente, ela faz um desvio no caminho para não passar por uma rua que a iluminação é amarela. “Com a iluminação nova vou me sentir segura para fazer o caminho mais curto e rápido para lá. Vai melhorar bastante para mim”, concluiu Aparecida.

A previsão é que os serviços fiquem prontos no final de outubro.

*Com informações de CEB Ipes