01/09/2021 às 17:49, atualizado em 01/09/2021 às 17:56

Novas linhas do BRT Sul exigem uso do cartão BRB Mobilidade

Usuários do Gama e de Santa Maria com destino ao Cruzeiro, Sudoeste, SIA, SAAN e SMU fazem integração a partir deste sábado (4)

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Os passageiros do Gama e de Santa Maria com destino ao Cruzeiro, Sudoeste e aos setores de Indústria e Abastecimento (SIA) e de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) devem utilizar o cartão do BRB Mobilidade, a partir deste sábado (4), para fazer integração com as linhas 2210, 2211, 2309 e 2310 do BRT Sul.

[Olho texto=”Nos terminais do BRT do Gama e de Santa Maria e na estação Park Way as bilheterias funcionam de segunda a domingo, das 5h às 22h” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os cartões podem ser adquiridos nas bilheterias dos terminais do BRT do Gama e de Santa Maria, além da estação Park Way. Nos três locais, também é possível fazer a recarga dos créditos. Para facilitar a aquisição, ainda é possível realizar o cadastro por meio do site do BRB Mobilidade e ir ao posto apenas para pegar o documento.

Além disso, o serviço ganhará o reforço da van do BRB Mobilidade, que vai atender os passageiros do terminal de integração de Santa Maria, de quinta-feira (2) até 10 de setembro, das 8h às 17h, nos dias úteis.

Nos terminais do BRT do Gama e de Santa Maria e na estação Park Way as bilheterias funcionam de segunda a domingo, das 5h às 22h.

Os passageiros do Gama também contam com o atendimento para esses serviços na rodoviária da região, no Setor Central, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

É importante lembrar que o sistema BRT é operado por meio de cartões, de forma que não é possível pagar a passagem em dinheiro. Dessa forma, os usuários das linhas convencionais que não possuem nenhum tipo de cartão do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF precisam adquiri-los.

Desativações

Por conta dessas alterações, as linhas 203.3, 203.6, 203.7, no Gama, e 0.256, 0.276, 256.1 e 256.2, em Santa Maria, vão ser suspensas.

Mesmo com essas mudanças, esses passageiros do Gama e de Santa Maria vão continuar pagando a mesma tarifa atual, de R$ 5,50. Para isso, devem obrigatoriamente utilizar o cartão de integração, a fim de fazer a integração das linhas circulares com as de ligação do BRT.

Mudanças

As quatro novas linhas do BRT Sul serão operadas com veículos novos do tipo Padron, que fazem parte da renovação de frota da empresa Pioneira. Os coletivos vão operar pela faixa exclusiva do BRT Sul, com viagens mais rápidas, melhorando a qualidade do serviço de transporte oferecido com maior conforto, e reduzindo os tempos de deslocamentos.

A nova linha paradora 2210 vai sair do terminal do BRT do Gama até o Cruzeiro, passando também pelo SIA e SAAN. Ela vai funcionar nos dias úteis, nos horários de pico, com 10 viagens no total.

Por sua vez, saindo do terminal de Santa Maria, serão duas novas linhas paradoras. A linha 2309 vai até o Cruzeiro e Sudoeste passando pelo SIA, com 24 horários nos dias úteis e 15 aos sábados, enquanto a linha 2310 faz o atendimento SIA e SAAN, com 14 saídas de segunda a sexta e outras cinco aos sábados.

A nova linha 2211 vai sair da Estação Park Way, nos horários de entrepico, onde será possível realizar a integração para o SIA, Cruzeiro e Sudoeste. Serão 21 viagens de segunda a sexta e 14 aos sábados.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

SMU
Essa nova operação também vai trazer mudança para os passageiros do Gama e de Santa Maria que precisam ir até o Setor Militar Urbano (SMU). Também a partir deste sábado (4), esses usuários devem utilizar as linhas expressas do BRT Sul até a Rodoviária do Plano Piloto, a fim de realizar a integração com as linhas 0.143, 143.2 e 108.5 para complementar seus deslocamentos, em função da desativação das linhas 203.7 e 256.2.

 

*Com informações da Semob