01/09/2021 às 19:20, atualizado em 01/09/2021 às 21:08

Pavimentação finalmente chega ao Queima Lençol

Equipes do GDF Presente começam a instalar bloquetes na comunidade da Fercal. Operários do Polo Norte também patrolam oito quilômetros de vias

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Além da lama, poeira e alagamento, os moradores da comunidade Queima Lençol – localizada na Fercal – quase não tinham acesso aos serviços públicos básicos, como a coleta de lixo. Após cerca de 30 anos, a pavimentação em bloquete chegou à região e vai mudar a realidade de 2,5 mil pessoas. A previsão é de que até o final deste mês os serviços executados pelo GDF Presente e administração regional sejam finalizados.

Dez operários instalam 1.200 metros de pavimentação de bloquetes. O material foi doado por empresários e os serviços também contam com o suporte de emenda parlamentar| Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Valdeison Antunes, 45 anos, é um dos beneficiados. Morador do Queima Lençol há 13 anos, ele não esconde o alívio ao ter sua reivindicação antiga atendida pelo governo local. “O cenário era de terror. Uma pessoa da comunidade está acamada e quando precisava de assistência a ambulância não conseguia subir aqui. Agora, a nossa vida está mudando e para melhor”, comemora.

[Olho texto=”“São três décadas de reivindicações dos moradores. Essa é uma das ações que estão sendo feitas pela cidade, com a integração do governo local, para prevenir o período chuvoso. Além de colocar os bloquetes, foi feito todo um trabalho para a captação da água”” assinatura=”Fernando Gustavo Lima, administrador da Fercal” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, dez operários instalam 1.200 metros de pavimentação de bloquetes. O material foi doado por empresários e os serviços também contam com o suporte de emenda parlamentar. “Começamos o trabalho há cerca de quatro meses. Abrimos valas para a colocação de manilhas e construímos a galeria de águas pluviais. Depois fizemos o patrolamento e nivelamento e, em seguida, a instalação de meios-fios”, explica o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.

O administrador da Fercal, Fernando Gustavo Lima, destaca a importância da obra para a comunidade. “São três décadas de reivindicações dos moradores. Essa é uma das ações que estão sendo feitas pela cidade, com a integração do governo local, para prevenir o período chuvoso. Além de colocar os bloquetes, foi feito todo um trabalho para a captação da água”, ressalta.

Outras ações

Esta semana, o Polo Norte do GDF Presente também executa serviços em outras comunidades da Fercal. Na do Bananal, a equipe está colocando 35 manilhas de concreto – utilizadas para formar a rede de captação de águas das chuvas. Elas possuem um metro e terão o dobro da capacidade de atuação.

Já na comunidade do Catingueiro, na DF-205 Oeste, operários fazem patrolamento em 8 quilômetros de vias que também são utilizadas por moradores de Boa Vista, Córrego do Ouro, além do município de Padre Bernardo (GO). Em breve, os usuários terão pistas com uma espécie de brita mais fina, que facilita a locomoção de motoristas e pedestres.

Confira o vídeo com ações do GDF Presente: