01/09/2021 às 09:48, atualizado em 01/09/2021 às 13:00

Política do GDF para infância é destacada em evento nacional

Programa ‘Criança Feliz Brasiliense’ ganha reconhecimento durante cerimônia de encerramento do Mês da Primeira Infância

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Distrito Federal está entre as cidades homenageadas pelo governo federal pelas ações realizadas em atenção à primeira infância. A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, foi condecorada durante a solenidade de encerramento ao Mês da Primeira Infância, promovida pelo Ministério da Cidadania.

[Olho texto=”“Estamos felizes em ver a condução do trabalho da equipe do DF. Inclusive, vimos o esforço em aumentar o número de famílias atendidas, passando para 3.200”” assinatura=”Luciana Siqueira Lira, secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O reconhecimento se deu pelo trabalho desenvolvido à frente do programa Criança Feliz Brasiliense, tornando o DF uma cidade modelo na implantação de políticas públicas para o público infantil. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31).

“Estamos muito felizes em ver a condução do trabalho da equipe do DF. Inclusive, vimos o esforço em aumentar o número de famílias atendidas pelo programa, passando para 3.200, e isso é muito importante”, disse a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira Lira.

A gestora nacional ressaltou ainda que “essa parceria com o DF vem acontecendo durante todo o ano, um trabalho incrível. A nossa ideia é ampliar essas ações, para que a capital federal seja modelo para os demais estados.”

Mayara Noronha Rocha comemorou o reconhecimento. A secretária distrital destacou a importância do governo em investir em políticas públicas voltadas à primeira infância: “Uma gestão que não investe no desenvolvimento infantil terá uma geração que se perde, fica sem referências.”

A secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania, Luciana Siqueira, e a secretária Mayara Noronha Rocha: “Que a capital federal seja modelo para os demais estados” | Fotos: Renato Raphael/Sedes

“Os primeiros três anos de vida são fundamentais e vão definir o resto desse ciclo de vida desses indivíduos”, explicou Mayara Noronha, destacando o trabalho das equipes do Criança Feliz Brasiliense, que foi ampliado para 16 regiões administrativas. “Iniciamos com oito RAs. Agora, estamos dobrando esse número, para ampliar ainda mais as visitas domiciliares.”

[Numeralha titulo_grande=”27.645″ texto=”atendimentos foram feitos pelo Criança Feliz Brasiliense em 2020″ esquerda_direita_centro=”direita”]

“Temos como meta atender os mais vulneráveis entre os mais vulneráveis. Até porque uma criança que tem um cuidado responsivo, que tem a segurança de saber que há um cuidador ali por ela, torna-se muito mais confiante e tende a se arriscar mais na exploração do mundo. É a criança sendo apenas criança”, destacou a secretária.

Programa distrital

O programa Criança Feliz é considerado uma das seis iniciativas mais inovadoras do mundo no enfrentamento aos desafios globais da educação. No DF, o programa Criança Feliz Brasiliense é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e já acompanhou 1,6 mil crianças e mães em 2020, quando foram realizados 27.645 atendimentos.

“O programa Criança Feliz Brasiliense atende famílias com filhos de 0 a 6 anos de idade, contribuindo com o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional das nossas crianças”, destacou Mayara.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante o Agosto Verde, mês dedicado à primeira infância, a gestão do programa desenvolveu diversas atividades para debater a temática. Foram realizadas lives para explicar o programa e suas ações e o Palácio do Buriti foi iluminado na cor verde, como forma de chamar atenção da sociedade sobre a importância do desenvolvimento das crianças nos primeiros seis anos de vida.

Também foi realizado o VII Festival Internacional de Artes Cênicas para a Primeira Infância, que teve uma apresentação de peça teatral exclusiva para famílias atendidas pelo programa Criança Feliz Brasiliense.

Para mais informações sobre o programa acesse o site criançafelizbrasiliense.gov.br.