02/09/2021 às 18:06

Criança Feliz Brasiliense ganha mais espaço no Gama

Salas, localizadas no complexo que abriga os centros de referência, vão servir de apoio para as equipes que atuam no programa

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A exemplo da Fercal, o Gama acaba de receber espaço de apoio destinado aos visitadores do Criança Feliz Brasiliense da região. São duas salas lúdicas, com banheiros, suporte de mesas, cadeiras e material de escritório, onde as equipes vão planejar ações, produzir relatórios e definir estratégias a serem adotadas nas visitas domiciliares às famílias atendidas pelo programa.

A reforma das estruturas contou com o apoio da Administração Regional do Gama, que fez a pintura do local, a renovação do telhado e reparos do banheiro e da instalação elétrica | Fotos: Renato Raphael/Sedes-DF

Inaugurado na manhã desta quinta-feira (2), o Espaço Primeira Infância no Suas (Sistema Único de Assistência Social) fica no complexo que abriga os centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Referência da Assistência Social (Cras), na Área Especial 11/13, do Setor Central do Gama.

[Olho texto=”“É um trabalho em conjunto que tem um único objetivo: o futuro da criança”” assinatura=”Joseane Monteiro, administradora regional do Gama” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Mais que atuar no desenvolvimento cognitivo de uma criança durante a primeira infância, as ações desenvolvidas pelos nossos visitadores do programa Criança Feliz Brasiliense são voltadas à atenção integral à família dentro da política socioassistencial”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

A reforma das estruturas contou com o apoio da Administração Regional do Gama, que fez a pintura do local, a renovaçãovdo telhado e reparos do banheiro e da instalação elétrica. “É um trabalho em conjunto que tem um único objetivo: o futuro da criança”, sintetiza a administradora regional do Gama, Joseane Monteiro.

Durante a inauguração do Espaço Primeira Infância no Suas, as equipes do Cras Gama davam continuidade ao mutirão para preenchimento e atualização do Cadastro Único das Famílias. De acordo com a gerência da unidade, cerca de 70 famílias foram convocadas para esses procedimentos, condição fundamental para inserção no Criança Feliz Brasiliense.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Uma das atendidas foi Carla de Moura, 39 anos. A dona de casa realizou a atualização e já espera o contato para a ida do visitador. “Vai ser muito importante, pois ajudará demais no desenvolvimento da minha filha de um ano. Lá no futuro vamos ver como isso foi importante”, comemorou a moradora do Gama.

O programa Criança Feliz Brasiliense tem a finalidade de apoiar as famílias em seu papel protetivo, além de ampliar a rede de atenção e cuidado para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. As visitas têm duração média de 45 minutos e são feitas de forma planejada e sistemática.

*Com informações da Sedes-DF