03/09/2021 às 15:25, atualizado em 03/09/2021 às 18:42

Corpo de Bombeiros ganha 24 novos aspirantes

Após curso de formação de dois anos, ex-cadetes passam a exercer funções de comando na corporação

Por Lívio de Araújo, da Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Vinte e quatro aspirantes a oficial que participaram do Curso de Formação de Oficiais (CFO), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), receberam, em cerimônia na manhã desta sexta-feira (3), a espada que simboliza o oficialato na carreira militar. Com a conclusão do CFO e a troca do espadim – espada menor, símbolo do cadete -, pela maior, os ex-cadetes passam a atuar como oficiais combatentes do CBMDF.

O vice-governador Paco Britto prestigiou a solenidade e afirmou: “Sem medo de errar, eu digo que temos o melhor Corpo de Bombeiros do Brasil” | Fotos: CBMDF/Divulgação

Realizado pela Academia de Bombeiro Militar, o CFO já formou mais de mil oficiais, que integram ou compuseram os quadros de combatentes da corporação, tanto do DF quanto de outros estados.

O curso, que funciona em regime de internato, tem duração de dois anos e carga horária distribuída entre matérias técnico-profissionais, militares e de ensino acadêmico.

Ao final, os cadetes restituem o espadim para serem declarados aspirantes a oficial e para empunharem a espada militar.

[Olho texto=”“Em um período atípico, em que nos superamos dia após dia, a academia demonstrou resiliência e compromisso com a sua missão”” assinatura=”Vice-governador Paco Britto” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“É dia de festa para todos nós do DF com mais este ciclo na carreira dos senhores porque, com a integração das forças de segurança, determinada, sabiamente, pelo governador Ibaneis Rocha, temos conseguido excelentes resultados nos índices e baixado, consideravelmente, os números de violência na capital”, enfatizou o secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo Souza Ferreira. “E não tenho dúvida nenhuma de que esses números refletem o trabalho dos bombeiros”, concluiu o secretário.

Durante o evento, que ocorreu na própria Academia de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul, o comandante-geral da corporação, coronel William Bomfim, ressaltou a importância da formação na carreira para que seja mantido o trabalho reconhecido dos bombeiros do DF. “Vocês terão 2020, 2030, 2040, 2050 para darem continuidade ao que fizemos e fazemos, e que mantenham o padrão que nós conseguimos alcançar no dia de hoje”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Aos formandos, que passam a trabalhar, efetivamente, a partir de agora, como oficiais da corporação nas funções de comando, Bomfim citou um provérbio oriental: “’Acumule sua energia e espere a sua vez’. Ao longo desses dois anos vocês guardaram muita energia, mas a vez de vocês chegou hoje.”

O vice-governador Paco Britto, que acompanhou a solenidade de formação da 38ª turma do CFO, frisou a importância dos bombeiros militares, a quem comparou como “seus próprios familiares”, e afirmou: “Sem medo de errar, eu digo que temos o melhor Corpo de Bombeiros do Brasil”. E completou: “Em um período atípico, em que nos superamos dia após dia, a academia demonstrou resiliência e compromisso com a sua missão.”