04/09/2021 às 15:32, atualizado em 05/09/2021 às 12:11

Nova iluminação reforça a segurança em São Sebastião

Governador em exercício, Paco Britto, participa da inauguração de novas luminárias de em oito ruas da cidade. A chamada ‘Rua da arte’ foi beneficiada.

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Isaac Marra

Um quarteirão de arte e cultura em São Sebastião agora está iluminado por luzes de LED. Na manhã deste sábado (4), o governador em exercício, Paco Britto, inaugurou a nova iluminação de oito ruas do Setor Tradicional da cidade que receberam 31 novas lâmpadas do material, mais eficiente e econômico.

Acompanhado do secretário de Cultura,  Bartolomeu Rodrigues, e do diretor-técnico da CEB Ipes, Fabiano Cardoso, Paco visitou a rua 30-A onde está o Instituto Metamorfose e suas belas pinturas que adornam a fachada das casas. “Estivemos aqui e assumimos o compromisso de melhorar a iluminação do local. Não só da Rua das Artes, como das paralelas e transversais”, destacou.

O governador em exercício lembrou que, além de melhorar a segurança, a nova iluminação é um recurso para convidar a população a ir até a rua colorida e alegre. “Estamos trazendo também educação e cultura. Com mais luz, creio que as pessoas possam vir até aqui e apreciar essas obras de arte”, complementou.

Segundo o secretário de Cultura, o pleito feito à CEB foi atendido rapidamente e as ruas ganharam mais vida. “Estamos vivendo momentos difíceis no país com essa pandemia. E a arte é uma forma de enfrentá-los.  Uma quadra cheia de arte como essa precisa ser cuidada e aprimorada. E a Secretaria de Cultura vai colaborar com isso”, ressaltou.

Já o presidente da companhia, Edison Garcia, observou que a luz é um instrumento de cidadania. “Os projetos de eficientização da iluminação trazem resultados muito satisfatórios na redução do índice de criminalidade e no bem-estar da população, que se sente mais segura para sair e entrar em casa”, reforçou. 

Insegurança e inclusão social

Francisco Costa, conhecido como ‘Chico Metamorfose’, é o coordenador do instituto de mesmo nome que atua em São Sebastião oferecendo inclusão social por meio da pintura. Além dos moradores, Chico foi um dos que pleiteou a melhoria da iluminação ali, onde também reside. Segundo ele, a insegurança se tornava uma constante na região.

“Estávamos convivendo com roubos de celulares, assaltos, além do lixo que estava sendo despejado no meio da rua .Com a iluminação nova, vai melhorar muito”, acredita. “Foi muito legal ver ontem à noite o pessoal elogiando a claridade. Muitos disseram que parecia noite de Natal”, riu.

Luz que protege

A troca das luminárias antigas pelas de LED faz parte do programa “Luz que Protege”, da CEB.  O projeto prioriza a eficientização da luz em locais com equipamentos públicos como hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs), escolas, delegacias e áreas de grande circulação de pessoas. 

Um total de 1,5 km de vias foi reforçado com as lâmpadas de LED. O investimento feito pela companhia foi de R$ 16,9 mil, recursos provenientes da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

 

Nova iluminação garante segurança e arte em São Sebastião