06/09/2021 às 19:57, atualizado em 07/09/2021 às 08:37

Hospital de Brazlândia ganha reforma e servidores

Serão 12 novos profissionais para reforçar a equipe multiprofissional do hospital. Além disso, setores da unidade estão sendo ampliados

Por Agência Brasília* I Edição: Isaac Marra

A Secretaria de Saúde tem feito várias melhorias nas unidades da rede pública para benefício da população que precisa desses serviços. Hospitais e unidades básicas têm recebido reparos estruturais e reformas nos ambientes internos para melhorar o atendimento e oferecer um espaço mais humanizado. Um desses locais é o Hospital Regional de Brazlândia (HRBz) que, nos próximos dias, terá um reforço de 12 profissionais ligados diretamente à assistência.

O secretário de Saúde, general Pafiadache, informou que essas reformas e a ampliação do quadro de profissionais nas unidades de saúde estão dentro do planejamento do GDF. “Foi essa a missão que recebemos do governador Ibaneis Rocha, e é isso que estamos procurando fazer da melhor forma possível para que a população tenha um melhor atendimento em saúde, de forma ágil e eficiente”, disse Pafiadache.

Foram contratados, temporariamente, nove enfermeiros, dois padioleiros e mais dois técnicos de enfermagem. Esses novos profissionais integrarão a equipe do hospital trazendo mais agilidade nos atendimentos. De acordo com a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio, as melhorias trarão uma cara nova à unidade que funciona desde a década de 1980.

“A superintendência oeste tem buscado a revitalização e adequação às normas sanitárias vigentes e ampliações de serviços no hospital de Brazlândia. Houve um aumento significativo da população da cidade, então precisamos aumentar a oferta de atendimentos para que os moradores dessa região tenham uma assistência à saúde de excelência. São ações em praticamente todo hospital, além de contarmos com uma equipe muito comprometida. Vale ressaltar que em nenhum momento houve interrupção do cuidado ao usuário do SUS”, afirma Florêncio.

Espaços revitalizados

Há pouco menos de um mês, a maternidade do HRBz foi completamente revitalizada e, agora, oferece atendimento mais humanizado. A partir da reforma, o espaço recebe as gestantes em ambiente mais amplo e acolhedor para a futura mamãe, trazendo mais segurança e tranquilidade na hora do parto.

O vestiário feminino e masculino dos servidores também passa por readequações e ampliação da capacidade física, o que trará mais conforto durante a troca de plantões ou encerramento do turno. Outro local que já está em reforma é a cozinha do hospital, que vai ganhar novas coifas, bancadas e pias.

Na ala da pediatria, será instalado um quebra sol em toda a extensão impedindo que a luz solar adentre às salas. Era uma reivindicação antiga dos servidores da unidade, pois no local entrava muita claridade. Com a instalação do quebra sol, o ambiente ficará mais agradável para as crianças, acompanhantes e servidores.

Brinquedoteca

A brinquedoteca do Hospital Regional de Brazlândia está sendo revitalizada por meio de parceria com a ONG Amigos da Vida e o Instituto CNP Brasil, que está custeando toda a reforma do espaço kids. As crianças internadas na pediatria terão um momento de recreação enquanto permanecem em tratamento na unidade.

O projeto é apadrinhado pela mãe do cantor Renato Russo, Carminha Manfredini e, por meio dele, já foram entregues várias brinquedotecas em unidades da rede pública de saúde do DF, que levam o nome do filho falecido da madrinha do projeto: Brinquedoteca Renato Russo.

Christiano Ramos é o presidente da ONG Amigos da vida e fala da importância desses espaços dentro dos hospitais para a recuperação das crianças. “As brinquedotecas Renato Russo têm o objetivo de diminuir o tempo de internação das crianças. É um projeto que cria um espaço lúdico de entretenimento e recreação. As crianças podem se distrair e aprender num ambiente alegre e bonito, esquecendo um pouco da doença. Atualmente são 13 brinquedotecas em hospitais públicos do DF que atendem as crianças com apoio multidisciplinar. São psicólogos, pedagogos e em algumas unidades temos também o reforço escolar. Um projeto belíssimo que tem mudado a realidade das crianças que se encontram internadas no Distrito Federal”, explica.

 *Com informações da Secretaria de Saúde