07/09/2021 às 14:21, atualizado em 08/09/2021 às 11:30

Cardápio variado nas feiras rurais: de mel a café orgânico

Em pelo menos 5 espaços abertos e de acesso livre é possível comprar alimentos e artesanatos de produtores da região; confira os endereços

Por Da Agência Brasília* I Edição: Rosualdo Rodrigues

Dúvidas sobre quais os alimentos da época para consumir no mês de setembro? Vá à feira! O Distrito Federal tem feiras rurais ocorrendo em diversas regiões administrativas. Frutas, legumes e hortaliças, frescas ou processadas, de produtores da região estão sendo comercializadas diariamente pelas cidades.

Nas feiras, também é possível encontrar doces, geleias, café orgânico, bolos, pães, cogumelos, plantas ornamentais e mais uma infinidade de alimentos, além de artesanatos.

A Feira Rural no Sudoeste é uma das três criadas recentemente; vem sendo realizada desde o mês passado, funcionando todos os sábados | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Este ano, três novas feiras foram criadas, a Feira Rural do Produtor de Vargem Bonita, a Feira Rural do Condomínio Alto da Boa Vista (região administrativa de Sobradinho) e a Feira Rural no Sudoeste, inaugurada no último mês, em agosto. A Feira Rural no Sudoeste funciona todo sábado.

[Olho texto=”Além de conhecer a história dos produtores e como e onde o alimento é produzido, as feiras são a oportunidade de comprar produtos de qualidade a preços justos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Já a Feira Rural no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, apesar de ter iniciado no fim de 2019, foi interrompida por alguns meses em 2020 e também neste ano, devido à pandemia. No entanto, agora está de volta e também vem sendo uma das opções de quem gosta de comprar diretamente de quem produz.

Além de conhecer a história dos produtores e como e onde o alimento é produzido, o espaço é uma oportunidade de comprar produtos de qualidade a preços justos. A feira está ocorrendo em dois domingos por mês, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade — local acessível aos frequentadores.

Localizada na DF-140, região administrativa do Jardim Botânico, na Feira de Multiprodutos do Barreiros os consumidores da região podem comprar diretamente de produtores da agricultura familiar que comercializam hortaliças orgânicas, frutas, mel, licores, flores, alimentos agroindustriais e carnes defumadas.

O mel é um dos inúmeros alimentos que, nas feiras, podem ser adquiridos diretamente dos produtores | Foto: Emater-DF

Em todas as feiras é possível encontrar uma variedade de alimentos e produtos de qualidade comercializados por produtores rurais assistidos pela Emater-DF. Todos esses espaços são de acesso livre e estão funcionando respeitando o distanciamento e o uso de máscaras.

Confira abaixo o funcionamento das novas feiras neste mês de setembro:

Feira Rural no Parque da Cidade
Quando: 5 e 19 de setembro (domingo)
Horário: 8h às 14h
Local: Praça Jatobá, estacionamento 13 (próximo à administração do Parque)

Feira Rural no Sudoeste
Quando: Aos sábados (4, 11, 18 e 25 de setembro)
Horário: 8h às 12h
Local: EQSW 301/302, atrás do Parque Bosque do Sudoeste

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Feira Rural no CABV – Sobradinho
Quando: Toda terça-feira (7, 14, 21 e 28 de setembro)
Horário: 17h às 21h.
Local: Área multiúso do Condomínio Alto da Boa Vista

Feira Rural do Produtor da Vargem Bonita
Quando: Aos sábados (4, 11, 18 e 25 de setembro)
Horário: 7h às 15h.
Local: Em frente ao comércio local, ao lado da quadra de futebol

Feira Rural de Multiprodutos do Barreiros
Quando: Toda sexta-feira (3, 10, 17 e 24 de setembro)
Horário: 16h às 21h
Local: DF-140, km 11, Núcleo Rural Barreiros

 

*Com informações da Emater-DF