07/09/2021 às 12:19

Mais de 90 espaços públicos reformados, Renova DF capacita 848 aprendizes

Primeira turma recebe certificação nesta semana. Alunos atuaram em Samambaia e Ceilândia e tiveram serviços aprovados pela comunidade

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O programa de capacitação Renova-DF está próximo de lançar seus primeiros aprendizes no mercado de trabalho. Nos próximos dias, 848 alunos vão receber os certificados de conclusão do programa. Foram pouco mais de três meses de ensinamento e execução de serviços em espaços públicos nas cidades de Ceilândia e Samambaia.

Um novo horizonte para pessoas como Paloma Viajante, 25 anos, moradora do P-Sul. Ex-vendedora de uma concessionária de veículos, a jovem foi dispensada durante a pandemia e está desempregada. Soube por uma colega de estudos do Renova-DF e acabou contemplada.

 Atuou em Samambaia e pensava, inicialmente, que só teria aulas de jardinagem. Todavia, aprendeu muitas outras funções no curso. “Fizemos também pintura, aprendemos a manipular massa de concreto para calçadas, conhecimentos sobre as ferramentas e eletricidade” , revela a aprendiz.

Reconhecimento da comunidade

Capacitar profissionais, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e reformar espaços públicos são alguns dos objetivos do Renova-DF. Os participantes recebem salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais | Foto: divulgação

Paloma não esconde que o ofício da jardinagem é o que lhe seduz e que pretende, quem sabe, pleitear um emprego. Segundo ela, o reconhecimento da comunidade foi muito gratificante. “Sou muito grata de ter participado do Renova-DF. Sempre passava moradores nos locais que trabalhávamos, elogiavam e reforçavam como o espaço é útil para os brasilienses”, afirma.

Colega de Paloma, Crislane Medeiros, 30 anos, também está na lista da primeira turma de formandos. Ela conta que o “diploma” do Renova-DF é o seu presente de aniversário já que nasceu em 10 de setembro.

“Estou muito feliz. E, com certeza, terei mais oportunidades no mercado de trabalho”, adianta. “Gostei muito da parte da concretagem de calçadas, bancos, etc. Fizemos isso em várias praças das cidades. Pretendo investir nessa parte”, complementa Crislane.

Reformas em mais de 90 espaços

O programa vai de vento em popa: em sua primeira etapa, iniciada em março, já revitalizou 92 espaços públicos em Samambaia e Ceilândia (confira arte abaixo). Desde parquinhos infantis até locais como o estádio Rorizão, em Samambaia, e a movimentada Feira Central de Ceilândia.

E o planejamento é levar o projeto a mais três cidades em seu segundo ciclo, que deve começar logo após a formatura. Segundo o secretário de trabalho, Thales Mendes, esses trabalhadores têm a chance de voltar ao mercado em um momento em que a economia do DF começa a reaquecer. “Temos observado o crescimento de segmentos como a construção civil e o setor de serviços. Vamos formar quase mil pessoas que vão poder pleitear novas oportunidades para suas carreiras”, pontua .

Para o administrador de Samambaia, Gustavo Aires, o programa veio para ficar. “Aqui em nossa cidade, o Renova DF  fez a diferença. Os alunos revitalizaram quadras e parquinhos que há anos não recebiam melhorias. Foi muito importante essa mão-de-obra para gente”, destaca.

Sobre o Renova-DF

Capacitar profissionais, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e reformar espaços públicos são alguns dos objetivos do Renova-DF. Os participantes recebem salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os alunos devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Os que ficarem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF.