08/09/2021 às 12:43, atualizado em 08/09/2021 às 12:47

Doadores de sangue contam com transporte gratuito

Novo ponto de encontro para esse serviço, chamado Linha Vermelha, é o Taguatinga Shopping

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Não existe nenhum substituto para o sangue, e sempre há algum paciente que precisa deste tipo de tratamento, como pacientes com anemias graves, pacientes oncológicos ou com problemas renais crônicos” ” assinatura=”Anne Ferreira, chefe da Seção do Ciclo do Doador do Hemocentro” esquerda_direita_centro=”direita”]

Parceiros de longa data por meio de diversas edições da campanha Doe Sangue, Doe Vida, do TGS Solidário, o Taguatinga Shopping e a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) se unem mais uma vez em prol da solidariedade. Com o objetivo de estimular e facilitar as doações de sangue e aproximar voluntários, o shopping recebe, a partir desta quinta-feira (9), o projeto-piloto para a expansão da Linha Vermelha. A ação ocorrerá até 7 de outubro.

A Linha Vermelha é um transporte gratuito, disponibilizado pelo Hemocentro de Brasília, que fará o percurso de ida e volta entre o shopping e a instituição. Sempre às terças e quintas-feiras, um veículo especial, identificado com a logomarca do Hemocentro, estará à disposição de voluntários e doadores na entrada principal do Taguatinga Shopping. As doações devem ser marcadas previamente pelo site Agenda DF  ou pelos telefones 160, opção 2, e 0800 644 0160.

[Olho texto=”“Agora, teremos um meio de transporte à disposição, logo na entrada do shopping, para deixar tudo mais simples. Basta ter vontade de fazer o bem” ” assinatura=”Amanda Cortez, do TGS Solidário” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Somos o primeiro shopping da capital a receber o projeto”, afirma a gerente de marketing do Taguatinga Shopping, Maíra Garcia. “Com a novidade, esperamos reforçar ainda mais a importância do voluntariado e das doações de sangue, sempre tão necessárias para os bancos do Distrito Federal.”

Para a chefe da Seção do Ciclo do Doador do Hemocentro, Anne Ferreira, a expansão da Linha Vermelha facilitará o acesso dos doadores de sangue ao Hemocentro. “Não existe nenhum substituto para o sangue, e sempre há algum paciente que precisa deste tipo de tratamento, como pacientes com anemias graves, pacientes oncológicos ou com problemas renais crônicos”, pontua. “Por isso, as doações de sangue regulares são tão importantes”.

Doações de sangue ao Hemocentro são incentivadas pelo sistema de ônibus gratuito para voluntários | Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

A coordenadora de mobilização do TGS Solidário, Amanda Cortez, lembra que a iniciativa é uma forma de facilitar as doações. “Muitas pessoas deixam de doar por terem dificuldades de locomoção, por não terem carro ou por dependerem de outros tipos de condução”, aponta. “Agora, teremos um meio de transporte à disposição, logo na entrada do shopping, para deixar tudo mais simples. Basta ter vontade de fazer o bem”.

A campanha

Desde 2019, o Taguatinga Shopping, por meio do TGS Solidário, promove a campanha Doe Sangue, Doe Vida. A ação já soma seis edições de sucesso, tendo registrado mais de 527 vidas salvas com a participação de mais de 130 voluntários que dedicam parte do seu tempo às doações.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Você sabia que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas? Faça parte dessa corrente do bem. Fique atento às ações da plataforma de voluntariado por meio das redes sociais @tgssolidario ou pelo site. Informações pelo telefone (61) 99974.4020 (WhatsApp).

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Linha Vermelha – Taguatinga Shopping

  • Quando: às terças e quintas-feiras, até 7 de outubro.
  • Local: Entrada Principal do Taguatinga Shopping.
  • Horários de saída: 9h e 13h, do shopping para o Hemocentro; e 12h e 16h, do Hemocentro para o shopping.
  • Duração do percurso: uma hora.
  • Para o agendamento: acesse o site agenda.df.gov.br  ou ligue 160 / opção 2 ou 0800 644 0160 (atendimento telefônico de segunda a sexta, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h).
  • Certificado: acessar o site TGS Solidário.

*Com informações do Hemocentro