09/09/2021 às 17:16, atualizado em 09/09/2021 às 17:19

SLU participa da Feira do Morango, em Brazlândia

Equipe de servidores ensina como fazer coleta seletiva e compostagem, e traz informações sobre a gestão de resíduos no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”Uma das atrações da feira é o estande que mostra um minhocário” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) está presente na 25ª edição da Feira do Morango de Brasília, que começou no último fim de semana em Brazlândia. É a primeira vez que o órgão participa do tradicional evento. O estande do SLU traz informações úteis e apresenta maquete das estruturas e equipamentos de limpeza, como o Aterro Sanitário de Brasília. Há também exposição de peças do Museu da Limpeza Urbana.

A feira continua neste fim de semana, e a equipe do SLU estará presente na sexta e no sábado (10 e 11). Para a coordenadora de Mobilização Social, Efigênia Lustosa, essa é uma forma de ampliar a divulgação sobre a coleta seletiva e compartilhar com a população informações sobre a gestão de resíduos.

Estande do Serviço de Limpeza Urbana tem informações e curiosidades para o público Foto: Divulgação/SLU

“A nossa tenda foi um incentivo maravilhoso para as pessoas conhecerem melhor a coleta seletiva”, afirma a gestora. “Temos também um minhocário, que faz parte do processo de compostagem. As crianças ficam encantadas.”

No espaço, os visitantes também podem conhecer o tijolo ecológico, feito com resíduos da construção civil doados pelo SLU, o funcionamento do papa-lixo, papa-entulho e do papa-reciclável, além das características de um aterro. Ao todo, o SLU já instalou 244 papa-recicláveis em diversas regiões do DF.

Coleta seletiva

“Estamos aqui com servidores capacitados para orientar os moradores sobre como descartar corretamente os resíduos”, disse o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira, em entrevista à TV Morango, que transmite o evento ao vivo.

Além do SLU, também está presente à festa a Associação dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia (Acobraz), responsável pela coleta seletiva da região. As equipes foram contratadas pela organização para fazer a limpeza do local, com direito a ficar com o material coletado para comercializar para reciclagem.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Nos três primeiros dias de evento, já utilizamos mais de 500 sacos de lixo”, informa o presidente da Acobraz, Marcone Pacheco. “A maior parte desse material, a gente consegue comercializar. É de ótima oportunidade. Também temos um estande mostrando nosso trabalho, que emprega 35 famílias de catadores atualmente. Ver o SLU como parceiro dessa iniciativa é fantástico, pois agrega nesse movimento de incentivo à coleta seletiva.”

A 25ª Feira do Morango de Brasília ocorre na Associação Rural Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), no Incra 6, BR-080, Km 13, em Brazlândia, com entrada gratuita. As atividades vão das 10h às 22h.

*Com informações do SLU