10/09/2021 às 21:06, atualizado em 10/09/2021 às 21:10

11,1 mil adolescentes de 16 anos vacinados nesta sexta (10)

Movimentação nos pontos de vacinação foi intensa durante todo o dia

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“Estou muito feliz por estar dividindo esse momento com meu filho e estou ansiosa para chegar a vez da minha caçula de 13 anos”” assinatura=”Rosa Cavalcante, mãe do adolescente Bruno Cavalcante” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Distrito Federal avança na campanha de imunização contra a covid-19 e já vacina jovens a partir dos 16 anos. Nesta sexta-feira (10), primeiro dia de atendimento para essa faixa etária, 11.114 jovens de 16 anos foram vacinados com a primeira dose.

O movimento nos pontos de vacinação foi intenso durante todo o dia, com pessoas iniciando o ciclo vacinal ou concluindo a imunização com a segunda dose. “Vim com mais duas amigas para vacinar.

Nem senti, não doeu nadinha”, disse a estudante Fiorella Dutra, de 16 anos, vacinada na Unidade Básica de Saúde 2 da Asa Norte. Considerando outras faixas etárias, ao todo, 12.906 pessoas compareceram aos pontos de vacinação para receber a primeira dose nesta sexta. O público total vacinado com a primeira, até o momento, é de 2.047.558 pessoas.

Com a segunda dose, 27.267 indivíduos completaram o ciclo vacinal nesta sexta e outros 46 receberam a dose única. Com isso, a cobertura vacinal no DF chegou a 79,41% com a primeira dose e 39,32% com a segunda. O percentual considera somente a população vacinável, que tem 12 anos ou mais.

[Numeralha titulo_grande=”2.047.558″ texto=”pessoas no DF já tomaram a primeira dose” esquerda_direita_centro=”direita”]

Emoção em família

Acompanhada da mãe, Luciana Dantas Mariz, de 51 anos, e do pai, Hélio Meira de Sá, de 57 anos, a jovem Manuela Mariz de Sá, de 16 anos, foi vacinada contra a covid-19 na UBS 1 da Asa Sul. Para o pai dela, foi uma emoção ver a filha se protegendo contra o novo coronavírus.

“É uma sensação de alívio e alegria. Estávamos na expectativa para imunizar a nossa pequena e fechar o ciclo de toda a família”, falou o pai da adolescente.

Já o adolescente Bruno Cavalcante, de 16 anos, foi se vacinar acompanhado da mãe Rosa Cavalcante, de 42 anos. Ela conta que fez questão de levar o filho até a UBS. “Estou muito feliz por estar dividindo esse momento com meu filho e estou muito ansiosa para chegar a vez da minha caçula de 13 anos”, afirma.

Luciana Dantas Mariz e Hélio Meira de Sá acompanharam a filha, Manuela Mariz de Sá: “É uma sensação de alívio e alegria”, diz o pai | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Fim de semana

Neste fim de semana, seis pontos de vacinação estarão abertos no sábado e quatro no domingo para vacinar os adolescentes de 16 e 17 anos. Para os adultos com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose, serão cinco pontos no sábado e quatro no domingo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Haverá vacinação para quem está no prazo de completar o ciclo vacinal ou que deseja antecipar a segunda dose com as vacinas AstraZeneca e Pfizer-BioNTech (no caso, quem tem a segunda marcada no cartão de vacina até o dia 24 de setembro).

O horário de funcionamento dos pontos é das 9h às 17h, com exceção da Praça dos Cristais que funciona das 18h às 22h. Veja aqui a lista dos pontos de vacinação.

*Com informações da Secretaria de Saúde