11/09/2021 às 15:00, atualizado em 11/09/2021 às 11:26

Curso de primeiros socorros para brigadistas

Carga horária é de 8 horas e será no dia 13 de setembro no Jardim Botânico de Brasília

Por Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O Jardim Botânico de Brasília (JBB) realizará o curso de primeiros socorros para brigadistas. O evento com carga horária de 8h será realizado no dia 13 de setembro e atenderá brigadistas e servidores do JBB. Os objetivos do curso são proporcionar o conhecimento de técnicas e procedimentos que possibilitem a prestação de atendimento básico, oportuno, preciso, rápido e com padrões de segurança para a vítima e para o brigadista; permitir a atuação de multiplicadores que repassem os conhecimentos e técnicas necessárias para a correta prestação de primeiros socorros e fomentar atitudes de cooperação, comprometimento e responsabilidade perante situações de crise e na prevenção de acidentes.

Durante o encontro serão ministradas aulas sobre o corpo humano; avaliação da cena, avaliação primária e sinais vitais; suporte básico de vida e ressuscitação cardiopulmonar (RCP); noções de orientação e sobrevivência; hemorragias e choque; acidentes com animais e insetos; imobilização e traumas de extremidade e arrumando a mochila e o kit de primeiros socorros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para a diretora executiva do Jardim Botânico de Brasília (JBB), Aline De Pieri, o curso de primeiros socorros para brigadistas é de suma importância visto que o atendimento emergencial exige técnicas específicas. “Os primeiros socorros são um conjunto de medidas que permitem socorro antes que o estado de saúde da vítima seja agravado. O curso de primeiros socorros fornece o conhecimento necessário para prestar auxílio em situação de emergência”, defendeu.

O médico Hemerson dos Santos, que leciona o curso, reforça que uma equipe bem treinada é capaz de reduzir o número de acidentes e também extremamente útil para reduzir os seus impactos. “Qualquer pessoa pode, eventualmente, passar por situações de emergência e, por isso, os primeiros socorros são importantes. Ter conhecimentos sobre como socorrer pode fazer a diferença, porém é necessário saber como proceder”, explicou.

* Com informação do Jardim Botânico de Brasília