12/09/2021 às 12:15, atualizado em 12/09/2021 às 12:39

Águas Claras mais clarinha com 565 luminárias de LED

Investimento será feito em três avenidas: Castanheiras, Araucárias e Parque Águas Claras, reforçando a segurança de motoristas e pedestres

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

As regiões de maior circulação de Águas Claras ficarão mais iluminadas para pedestres e motoristas. As avenidas Castanheiras, Araucárias e Parque Águas Claras receberão 565 luminárias de LED em substituição às lâmpadas convencionais. Um investimento de R$ 495 mil oriundos de uma emenda do deputado distrital Agaciel Maia.

Juntas, as três maiores vias de Águas Claras somam cerca de 11 km. Só a Castanheiras (foto) mede 3,8 quilômetros e corta praticamente toda a região administrativa | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

As melhorias fazem parte do projeto de eficientização da iluminação da CEB Iluminação Pública (CEB/Ipes), que será a responsável por executar o serviço. As luzes de LED são atualmente as mais eficientes no mercado. Iluminam até cinco vezes mais que as convencionais, têm mais vida útil, além de exigir menos manutenção. A economia na conta de energia pode chegar até 40 % a menos aos cofres públicos.

[Olho texto=”“Uma iluminação melhor será importante para pedestres e motoristas. Nos sentiremos mais seguros também ao caminhar no período noturno, próximo às paradas de ônibus. Ajuda a evitar um assalto, por exemplo”” assinatura=”Cezar Carvalho, 63 anos, aposentado, morador de Águas Claras há 10 anos” esquerda_direita_centro=”direita”]

Juntas, as três maiores vias de Águas Claras somam cerca de 11 km. Só a Castanheiras mede 3,8 quilômetros e corta praticamente toda a região administrativa (RA). Morador da cidade há dez anos, o aposentado Cezar Carvalho, 63 anos, conta que circula à noite pelas calçadas da avenida. Normalmente, para ir ao supermercado ou à farmácia.

“É uma avenida muito movimentada, que não para. Portanto, uma iluminação melhor será importante para pedestres e motoristas”, acredita. “Nos sentiremos mais seguros também ao caminhar no período noturno, próximo às paradas de ônibus. Ajuda a evitar um assalto, por exemplo”.

Segundo o administrador de Águas Claras, André Queiroz, as três alamedas cortam locais de intensa circulação de pessoas que têm acesso à área residencial e comercial. A avenida Parque Águas Claras, inclusive, margeia o parque de mesmo nome. A demanda por uma melhor iluminação é antiga, lembra ele.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Pedido do conselho de segurança

“Temos um conselho de segurança atuante aqui na RA que todo mês nos cobra mais claridade nas ruas. É ainda uma demanda constante na nossa ouvidoria”, explica. “Agora, vamos começar a atender. As luzes de LED vão mudar a cara das avenidas e proporcionar mais segurança”, espera.

Para o gerente de obras da administração, Norberto Duarte, a benfeitoria também trará mais fluidez ao trânsito da cidade. “São nossas vias mais conhecidas e rotas de saída para regiões como Taguatinga e Park Way. A claridade traz mais conforto também para quem dirige”, conclui.