14/09/2021 às 14:59

Pirenópolis adota Case Brasília do Turismo Cívico Pedagógico

Município histórico de Goiás vai trazer estudantes para aprender História do Brasil na Capital Federal

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A cidade de Pirenópolis, em Goiás, a 148 km de Brasília, passa a integrar o rol de municípios brasileiros que estão buscando o exemplo da Capital Federal para ampliar o leque de público, por meio da educação e negócios, a partir de um novo olhar do turismo para aquecer a economia criativa.

As secretárias de Turismo do DF e Pirenópolis, Vanessa Mendonça e Vanessa Leal, o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo (d), e o presidente da Anseditur, Angelo Sanches, durante Encontro Regional de Secretários e Dirigentes de Turismo do Centro-Oeste | Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

As Secretárias de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e de Pirenópolis, Vanessa Leal, assinaram, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a implantação do Programa de Turismo Cívico e Pedagógico.

A assinatura foi durante o Encontro Regional de Secretários e Dirigentes de Turismo do Centro-Oeste, no auditório da Universidade Estadual de Goiás, em Pirenópolis, estabelecendo um importante marco na relação turística entre os dois municípios.

O programa de Turismo Cívico Pedagógico já existe em Vassouras (RJ), São Luís (Maranhão), Cláudio (MG) e, em breve, estará também em Recife (PE) e Casemiro de Abreu (RJ).

Esse programa tem como objetivo proporcionar aos estudantes da rede pública de ensino visitar monumentos de Brasília para obter, in loco, fora das salas de aula, ensinamentos da história do Brasil.

“Estou muito feliz por assinar esse termo de cooperação do Turismo Cívico Pedagógico aqui em Pirenópolis, que inclui muitas outras ações de fortalecimento do turismo. Todo município tem condição de se reinventar, em todos existem uma praça e uma bandeira para ressignificar. Todas as crianças precisam entender e exercitar esse sentimento de amor e de conhecimento pelos seus monumentos. Eu tenho certeza que esse projeto vai trazer para essas crianças, uma experiência que irá transformar a vida de todas”, disse a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

A secretária de Turismo de Pirenópolis, Vanessa Leal, considera que a parceria será uma via de mão dupla, que beneficiará tanto Pirenópolis quanto Brasília. “O Acordo de Cooperação Técnica é muito importante para nós enquanto município e é um estreitamento de relações com o Governo do Distrito Federal, não só no turismo cívico, mas também em outras ações de acesso a mercado, que muito nos interessa conjuntamente. Além disso, o fato de assinarmos hoje aqui neste evento é um marco”, disse Vanessa Leal.

Missão Cruls

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, ressaltou a importância da conexão entre as cidades vizinhas, principalmente, para as crianças. “Brasília é a nossa capital, é uma conexão importante, principalmente para Pirenópolis, cidade histórica que abrigou os participantes que ficaram hospedados aqui durante a Missão Cruls, que marcou o quadrilátero de Brasília, há mais de 100 anos. Hoje estamos reconstruindo a história, gerando oportunidades, não apenas para o trade turístico, mas, principalmente, para as nossas crianças poderem conhecer e visitar a nossa capital”, afirmou o prefeito.

*Com informações da Setur