15/09/2021 às 18:58

Temas ambientais compõem programação de evento on-line

Capivaras, presença feminina no combate ao fogo, coleta seletiva e recuperação da orla do Paranoá são tópicos de webinário promovido pela Sema-DF

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) promove nesta quinta-feira (16) webinário sobre temas que despertam grande interesse da população. Um deles são as capivaras que vivem na Orla do Lago Paranoá, abordadas a partir de pesquisa que a Sema desenvolve com a Universidade Católica de Brasília (UCB).

Programação dos webinários | Arte: Sema-DF

Especialistas vão contar como é a pesquisa, quando termina, esclarecer se a população de capivaras realmente cresceu e por que acontecem ataques de capivaras, entre outros tópicos. A pesquisa é financiada pelo Fundo do Meio Ambiente (Funam) e será concluída em dezembro.

Outro bate-papo contará com a presença das “mulheres do fogo”, brigadistas do Brasília Ambiental e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal que enfrentam durante o período de seca do DF desafios junto com as equipes contratadas a cada ano. O webinário vai mostrar, entre outras coisas, quais são os principais desafios dessas profissionais.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um terceiro encontro vai mostrar os resultados do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas na Orla do Paranoá, iniciativa da Sema com o apoio do Projeto CITnova. O programa visa a estabilidade das margens do lago e proteção da biodiversidade, criando corredores ecológicos.

Outro tema relevante, foco do último encontro, está relacionado à coleta seletiva, que necessita ser ampliada e melhorada em todo o DF. O objetivo é trazer uma visão prática da implantação da coleta seletiva em condomínios, propondo auxiliar os síndicos de condomínios na organização, logística interna e comunicação sobre a coleta seletiva para os moradores.

Interessados em participar dos webinários podem se inscrever por este link.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente do DF