16/09/2021 às 12:54

Detran-DF dá início à Semana Nacional de Trânsito 2021

Palestras, passeio ciclístico e apresentações de teatro, mímica e repentistas vão abordar o tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal abre, nesta sexta-feira (17), as atividades da Semana Nacional de Trânsito 2021, que seguem até o dia 25 de setembro, no Museu Nacional da República. Com o tema No trânsito, sua responsabilidade salva vidas, serão realizadas diversas atividades educativas com o objetivo de sensibilizar pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e passageiros do papel que cada um tem na segurança do trânsito e na preservação da vida.

“Teremos uma semana inteira de muita reflexão sobre a parcela de responsabilidade que cada cidadão tem na construção de um trânsito mais seguro. Nosso desejo é que o comportamento do condutor esteja sempre de acordo com a legislação de trânsito, com a consciência de que as multas só acontecem quando as regras de segurança são quebradas. Ao receber uma notificação, é importante refletir que aquela conduta geradora da multa demonstra uma falta de cuidado com a própria segurança e um desrespeito à vida daqueles que compartilham as vias”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

Entre as atividades previstas na programação da SNT 2021, há algumas que serão realizadas todos os dias, das 9h às 17h, como: palestras com foco na segurança do ciclista, pedestre e condutores; atividades diversas com jogos educativos; e apresentações de peças teatrais, mímicas e shows com repentistas, que abordarão a segurança no trânsito de forma divertida e muito responsável.

Haverá também o passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, às 19h30 de quarta-feira (22), com concentração no Museu da República, a partir das 18h. Na sexta-feira (24), às 16h, acontecerá a cerimônia de premiação dos vencedores do 2º Prêmio Detran-DF de Educação de Trânsito, que contou com 741 trabalhos inscritos nas 17 categorias previstas.

A cerimônia de encerramento da SNT 2021, no sábado (25), às 13h. Durante toda a semana, também haverá apresentações teatrais e de contação de histórias nas escolas públicas e particulares das diversas regiões administrativas do DF, além de receber visita de estudantes no Museu da República para participar das atividades programadas para aquele local.

SNT 2021

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Semana Nacional de Trânsito é realizada anualmente, de 18 a 25 de setembro, conforme previsto no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cada ano com um tema diferente, proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O tema da SNT 2021 é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Em 2020, as ações da Semana Nacional de Trânsito foram realizadas de forma virtual, em razão da pandemia de Covid-19. Este ano, as ações serão concentradas do Museu Nacional da República e contará com todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.

* Com informações do Detran-DF