16/09/2021 às 10:11, atualizado em 16/09/2021 às 14:07

Educação cidadã tem reforço em escolas públicas e privadas

Programa ‘Um por todos e todos por um’ pode ser acessado gratuitamente em todo o país

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Personagens do cartunista Mauricio de Sousa, como a conhecida Mônica, dão corpo à iniciativa | Arte: Divulgação

[Olho texto=”“É fundamental que o nosso adulto do futuro tenha compreensão, hoje, da ética e da cidadania” ” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação ” esquerda_direita_centro=”direita”]

A conhecida frase da história dos Três Mosqueteiros – “Um por todos e todos por um” – ganhou novo cenário dentro da Turma da Mônica, série do cartunista Mauricio de Sousa, e deu nome ao projeto que incentiva a educação cidadã em escolas públicas e privadas.

Em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Ministério da Educação (MEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Maurício de Souza, a Secretaria de Educação (SEE) do DF apoia o programa Um por todos e todos por um, que pode ser acessado de forma gratuita por todas as escolas do país.

Durante reunião com o secretário de Transparência e Prevenção da CGU, Roberto César de Oliveira, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou:  “Vamos abraçar juntos essa causa. É fundamental que o nosso adulto do futuro tenha compreensão, hoje, da ética e da cidadania”.

Proposta dinâmica

Com apoio dos personagens da Turma da Mônica, o programa envolve estudantes, famílias e professores em estudos que apresentam o exercício da cidadania de forma divertida.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O material, dividido para turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, é composto por vídeos, histórias, guias para os professores e banco de atividades. Para acessar, basta entrar na página do programa ou baixar o aplicativo, disponível na Play Store ou Apple Store. As escolas interessadas também podem fazer a solicitação do conteúdo impresso.

 

*Com informações da Secretaria de Educação