16/09/2021 às 14:31, atualizado em 17/09/2021 às 14:42

Setor Militar Urbano ganhará nova calçada com ciclovia

Pista será construída entre as avenidas Marechal Bittencourt e Duque de Caxias, onde fica o 32º Grupo de Artilharia de Campanha

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

A parceria que começou com a modernização do sistema de iluminação da Praça dos Cristais, inaugurada nessa quarta-feira (15) em frente ao Quartel General (QG) do Exército Brasileiro (EB), vai se repetir em mais benfeitorias na cidade. O Governo do Distrito Federal (GDF) viabiliza a construção de uma calçada com ciclovia na Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem (Epaa), entre a avenida Marechal Bittencourt e a avenida Duque de Caxias, onde está situado do 32° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

A demanda, que partiu do comandante do EB, general Paulo Sérgio Nogueira, foi atendida pelo governador Ibaneis Rocha durante reunião com o alto comando da corporação, no Setor Militar Urbano (SMU). Participaram do encontro os secretários de Governo José Humberto Pires, e de Desenvolvimento Urbano e Habitação Mateus de Oliveira; o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa; o diretor-técnico da CEB, Fabiano Cardosoe autoridades militares.

O GDF também se comprometeu a recuperar o asfalto da Epaa no trecho que passa sob a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e dá acesso a outros quartéis do Exército e ao Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan).

Outra demanda do EB foi a cessão de um terreno no Setor Noroeste para a construção de uma igreja católica. Segundo os militares presentes à reunião, os moradores vêm participando de celebrações em pilotis dos blocos por falta de espaço na própria comunidade. “Da nossa parte está dado o start para que tudo isso seja tocado adiante”, concluiu o governador Ibaneis Rocha ao final do encontro.

Recuperação do autódromo

O governo também apresentou demandas ao alto comando do Exército. Uma delas foi a parceria para reforma e reabertura do Autódromo Internacional Nelson Piquet, na região central de Brasília. Isso porque a corporação tem expertise para recuperar o asfalto dos cerca de 5,5 quilômetros da pista utilizada para corridas e competições.

“A técnica de pavimentação de um autódromo requer um estudo minucioso para ativar a tecnologia de precisão necessária que uma pista desse tipo precisa”, adiantou o general de Divisão Paulo Alípio Valença. “Estamos dispostos a viabilizar essa análise para apoiar na restauração desse monumento esportivo tão importante para a cidade”, prometeu o comandante geral do EB, general Paulo Sérgio.

O Exército se comprometeu também a viabilizar um espaço no Quartel General para a abertura de uma agência do BRB destinada ao atendimento de militares. “Participar da vida efetiva dentro de uma unidade do EB é muito importante para o governo pela credibilidade que tem a instituição militar”, afirmou o governador Ibaneis.