17/09/2021 às 20:38, atualizado em 17/09/2021 às 22:27

Dia Mundial da Segurança do Paciente alerta para cuidado materno e neonatal

No Hran, evento de abertura da mobilização deste ano foi transmitido ao vivo e marca início da semana dedicada ao tema

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Em 17 de setembro comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar atenção de um tema fundamental na área da saúde: a segurança do paciente. O objetivo é conscientizar sobre a importância de adotar práticas que reduzam os danos evitáveis que protejam os pacientes, além de todos aqueles que atuam nos serviços de saúde.

No “tapete da fama”, servidores receberam o Oscar e tiveram seu trabalho homenageado | Foto: SES/DF

Ao longo do mês, são realizados eventos em alusão à data. No Hospital Regional da Asa Norte (Hran), a Semana de Segurança do Paciente começou nesta sexta-feira (17) com o evento “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”, slogan da campanha de 2021, que traz como tema o cuidado materno e neonatal seguro.

A abertura foi realizada no jardim do hospital e transmitida ao vivo. A cerimônia contou com a equipe de centro obstétrico, maternidade, unidade de cuidado intermediário neonatal (Ucin) e banco de leite. “Sabemos que a segurança do paciente deixa a equipe toda segura”, assinala o diretor do Hran, Paulo Roberto da Silva Júnior.

Além disso, foi montado o “tapete da fama” com a entrega do Oscar aos servidores, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais.

Segundo a chefe do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, Janine Vale, a segurança do paciente é uma prioridade mundial e busca proteger os pacientes de riscos e danos desnecessários no ambiente hospitalar.

“Neste dia, chamamos atenção para a importância do tema para a redução e prevenção de eventos adversos, bem como a conscientização dos profissionais de saúde, gestores e pacientes sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança”, destaca.

Programação

Confira aqui a programação da Semana de Segurança do Paciente.