17/09/2021 às 13:07

Emater-DF implanta horta pedagógica no Adolescentro de Brasília

Primeiras mudas foram plantadas nesta quinta-feira (16) por adolescentes atendidos no local

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“Eu queria que eles, ao fazer essa atividade, se interessassem por hortaliças e, de repente, levassem para a família a ideia de ter uma horta onde pudessem plantar alimentos saudáveis. Muitos moram em casas e até em chácaras, mas não têm uma alimentação nutricionalmente equilibrada”” assinatura=”Renata Carvalho, nutricionista” esquerda_direita_centro=”direita”]

Com o objetivo de despertar interesse por uma alimentação mais saudável, o Adolescentro de Brasília, vinculado à Secretaria de Saúde (SES), buscou parceria com a Emater-DF e implantou uma horta no local. As primeiras mudas de hortaliças e temperos foram plantadas nesta quinta-feira (16) por sete meninos autistas que fazem parte dos grupos de terapia do centro.

A nutricionista Renata Carvalho Oliveira Coutinho, que teve a ideia da horta, disse que pensou em incentivar os adolescentes atendidos para variar sua alimentação, já que muitos deles consomem produtos processados em excesso e poucos vegetais. “Eu queria que eles, ao fazer essa atividade, se interessassem por hortaliças e, de repente, levassem para a família a ideia de ter uma horta onde pudessem plantar alimentos saudáveis. Muitos moram em casas e até em chácaras, mas não têm uma alimentação nutricionalmente equilibrada”, conta.

A Emater-DF doou as mudas, ferramentas e insumos para a horta. O extensionista Zilçon Vinhal também deu toda a assistência sobre o preparo e a manutenção. “Viemos aqui antes e orientamos sobre como deveriam ser os canteiros, como corrigir a terra e também os cuidados necessários para manter a horta”, explica.

As primeiras mudas de hortaliças e temperos na horta do Adolescentro foram plantadas por sete meninos autistas que fazem parte dos grupos de terapia da instituição| Fotos: Divulgação/Emater-DF

Implantada em lugar visível, na lateral do Adolescentro, a horta deve ser um atrativo para as pessoas que frequentam o local. Outros grupos também vão participar das atividades no espaço, plantando, regando e, depois, colhendo os vegetais. A meta é tornar o projeto permanente para atrair cada vez mais pessoas.

O Adolescentro é um centro de excelência capacitado para o tratamento de pacientes de 12 anos a 17 anos e 11 meses que apresentam algum tipo de transtorno ou sofrimento psíquico. Além do serviço ambulatorial, o Adolescentro oferece atendimento com psicólogo, psiquiatra, fonoaudiologista, enfermeira, ginecologista, pediatra e assistente social, entre outros especialistas ligados à saúde.

Hortas urbanas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Fazer hortas urbanas no Distrito Federal é parte do Programa de Agricultura Urbana da Emater-DF, que tem como objetivo incentivar a segurança alimentar e a geração de renda por meio do plantio de hortaliças orgânicas em hortas comunitárias e escolares.

De acordo com a técnica em economia doméstica da Emater-DF Sônia Alves Lemos, o projeto funciona sempre em parceria com outras instituições. O trabalho da empresa é fornecer mudas, sementes, adubos, ferramentas e assistência técnica.

*Com informações da Emater-DF