19/09/2021 às 13:50, atualizado em 19/09/2021 às 14:12

Fercal vai ganhar uma nova galeria de águas pluviais

Estrutura vai reforçar captação da chuva na rua principal da comunidade do Bananal e representa alívio para cerca de cinco mil moradores

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília |Edição: Renata Lu

Atendendo a uma antiga demanda dos moradores da comunidade Bananal, na Fercal, o Governo do Distrito Federal (GDF) está construindo uma nova galeria de águas pluviais na rua principal da região. A estrutura possui 35 novas manilhas de um metro de diâmetro, que reforçarão a rede de captação e vazão das águas pluviais, tendo em vista a temporada de chuvas que se aproxima.

A construção da nova galeria de águas pluviais é uma obra direta do GDF, executada por operários da administração regional com a ajuda do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) na cessão das manilhas e maquinário | Foto: Renato Alves

[Olho texto=”“Perdi o muro da minha casa na última enchente. Não estava dando vazão, principalmente por causa da água que vinha de outras duas ruas. Estão colocando umas manilhas maiores, o projeto é bem bacana”” assinatura=”Hagarístia Rocha, 36 anos, moradora” esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com a administração regional, que está executando a obra em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), os trabalhos já estão 60% concluídos. As manilhas foram instaladas no solo e agora os operários vão iniciar a instalação das caixas de captação e o dispersor das águas pluviais, que serão despejadas no Córrego Bananal.

Para quem mora na região, a obra vai representar um alívio há muito esperado. Hagarístia Rocha tem 36 anos, é atendente de supermercado e conta o prejuízo que teve no ano passado por conta dos alagamentos constantes que a região passava. “Perdi o muro da minha casa na última enchente. Não estava dando vazão, principalmente por causa da água que vinha de outras duas ruas. Estão colocando umas manilhas maiores, o projeto é bem bacana”, avalia.

O administrador regional da Fercal, Fernando Silva, corrobora que a situação era preocupante, mas reafirma o esforço do GDF em solucionar o problema de uma vez por todas. “Era um problema recorrente, e no ano passado, com o recorde de chuvas, tivemos muitos problemas com pontos de alagamento na comunidade. Estamos trabalhando duro para que isso seja resolvido definitivamente”, ressalta.

A comunidade Bananal possui aproximadamente cinco mil moradores e está situada a cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília. A construção da nova galeria de águas pluviais do local é uma obra direta do GDF que está sendo executada por operários da administração regional e contou com a ajuda do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF) na cessão das manilhas e maquinário.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além do reforço na captação de águas da chuva, o GDF realizou outras obras que estão ajudando a mudar a cara da Fercal, como a pavimentação em bloquete de 1,2 quilômetro de via na comunidade Queima Lençol e a construção de um muro de arrimo de 260 metros de comprimento por sete de altura no Morro do Piauí.