20/09/2021 às 12:19, atualizado em 20/09/2021 às 16:14

Case de Brasília sobre Turismo Cívico Pedagógico chega ao Recife

Turismo pedagógico é uma experiência de aprendizagem fora da sala de aula, com viagens programadas dentro do calendário escolar

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Recife vai enviar alunos da rede pública de ensino para aprender História do Brasil em Brasília. Esse é o fundamento do Acordo de Cooperação Técnica sobre o Turismo Cívico Pedagógico que a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, o prefeito de Recife, João Henrique Campos e a secretária de Turismo e Lazer da capital pernambucana, Cacau de Paula, assinam nesta terça-feira, dia 21, durante o Segundo Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Turismo, em Pernambuco.

“Essa cooperação técnica visa introduzir o turismo cívico na educação e é fundamental para a manutenção e a garantia de um futuro público para o turismo brasileiro”, explica Vanessa Mendonça.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O turismo pedagógico é uma experiência de aprendizagem fora do ambiente da sala de aula, com viagens programadas dentro do calendário escolar, motivadas pelo conhecimento de monumentos, fatos, observação e participação em eventos cívicos, que representem a situação presente ou a memória política e histórica dos municípios.

“É case de turismo de Brasília que já exportamos para vários municípios e que vai trazer alunos de todo o Brasil para a capital de todos os brasileiros, com aula in loco sobre a nossa história”, observa Vanessa Mendonça. Esse projeto já foi concretizado por acordo técnico com São Luís (MA), Vassouras (RJ), Pirenópolis (GO), Cláudio (MG) e depois de Recife será assinado com o a prefeitura de Casemiro de Abreu (RJ).