20/09/2021 às 11:43, atualizado em 21/09/2021 às 09:28

Renegocie as dívidas, pois já começou o mutirão virtual

Até o dia 24 deste mês, os acertos podem ser feitos com os bancos BMG, BRB, BRBCard e Santander; com o Banco do Brasil, será de 4 a 8 de outubro

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

O Procon-DF, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), vai promover mutirão virtual de renegociação de dívidas bancárias a partir desta segunda-feira (20). O atendimento será por meio da plataformawww.consumidor.gov.br.

Clientes dos bancos BRB, BRBCard, BMG e Santander vão ser atendidos entre esta segunda e a sexta (24) setembro, e os do Banco do Brasil, de 4 a 8 de outubro. A renegociação, que é somente on-line, tem vantagem negocial em relação aos valores cobrados nas agências e correspondentes bancários.

O mutirão virtual de renegociação de dívidas possui como objetivo primordial sensibilizar os consumidores e fornecedores acerca da importância da educação financeira na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável.

No momento da negociação online, o consumidor será orientado a submeter em sua manifestação junto à plataforma consumidor.gov.br, além de seus dados pessoais obrigatórios exigidos no site, os dados que identificam a origem da dívida, a data de vencimento do débito, condições originais para a realização do pagamento, contratos/faturas correlatas e eventuais comprovantes de pagamento.

Com o objetivo de não gerar aglomeração e respeitar os protocolos sanitários estabelecidos, não haverá atendimento presencial das instituições financeiras. A renegociação será realizada integralmente de maneira virtual pela plataforma consumidor.gov.br.

Confira as condições de renegociação informadas por cada instituição financeira:

Serviço

Mutirão virtual de renegociação de dívidas bancárias

Horário: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

  • Banco de Brasília – BRB

Contratos que poderão ser renegociados:

Contratos em prejuízo de até R$ 50 mil

Taxas e prazos

Período Taxa (% a.m.) Taxa (% a.a.)
001 a 036 meses 0,89 11,22
037 a 058 meses 0,90 11,35
059 a 090 meses 0,91 11,48
091 a 120 meses 0,92 11,62

Para a renegociação, os descontos poderão ser de até 90% sobre o valor contábil da dívida. As condições de desconto irão variar conforme tempo de atraso, pagamento à vista ou parcelado e percentual de entrada.

  • BRBCardparticipação de 20 a 24 de setembro de 2021

Contratos que poderão ser renegociados: 

Atraso um a 65 dias (cartão ativo): Parcelamento de fatura

Atraso acima de 65 dias (cartão cancelado): Renegociação de dívida

  • Banco BMG: participação de 20 a 24 de setembro de 2021

Contratos que poderão ser renegociados:

Cartão de crédito consignado: contratos em dia ou em atraso; empréstimo pessoal: contratos em dia ou em atraso; empréstimo consignado: contratos em atraso.

  • Banco Santander: participação de 20 a 24 de setembro de 2021

Condições para renegociação de contratos:

A consumidores que tiverem dívidas com o Banco Santander em conta corrente, cheque especial, empréstimos até 180 dias, será possível a realização de renegociações, para a maioria dos casos com taxas de até 2%.

  • Banco do Brasil: participação de 4 a 8 outubro de 2021

Condições para renegociação de contratos:

Linhas contempladas: Cartão, CDC, cheque especial, entre outras linhas.

Linhas não contempladas: Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e financiamento imobiliário PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida)

Negociação a prazo:

Desconto de até 50% na taxa média de juros em comparação às taxas originalmente contratadas e prazo de até 100 meses.

Negociação à vista:

Descontos de até 90% para liquidação de dívidas (em relação ao saldo devedor atualizado)

Obs: Condições personalizadas, restritas ao público selecionado pelo Banco do Brasil e não aplicável para operações com risco ou recursos de terceiros, crédito imobiliário, entre outras.

* Com informações do Procon-DF