21/09/2021 às 20:33

Mais 25 km de estradas rurais recuperadas no Gama

Equipes ainda trabalharam no recolhimento de 1,6 mil pneus velhos e 5 toneladas de entulho das ruas da cidade

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Desde a semana passada, equipes do GDF Presente estão no Gama atendendo a diversas demandas da população. Na parte urbana, os operários concentraram esforços em ações de limpeza, retirando 1,6 mil pneus velhos e cinco toneladas de entulhos das ruas. Já na área rural, cerca de 25 quilômetros de estradas rurais foram recuperadas.

Dono de uma fazenda há seis anos no Engenho das Lajes, o produtor rural Moacir Lúcio, de 57 anos, aprova o trabalho feito em uma estrada próxima à sua propriedade. “Agora consigo subir com o carro até de segunda marcha”, brinca o “Gaúcho”, como é conhecido. Ele é um dos vários produtores de hortaliças do Gama, região que no ano passado apresentou o maior volume de produção de alface no DF.

O serviço executado pelo GDF Presente consistiu em levar uma máquina patrol até o local e nivelar o terreno da via com cascalho e pedras de diferentes tamanhos, para facilitar a tração dos pneus de veículos que não possuem tração nas quatro rodas.

[Olho texto=”“Melhorou muito, agora não preciso mais buscar meus filhos com a caminhonete no alto da ladeira quando eles vêm me visitar”” assinatura=”Moacir Lúcio, produtor rural” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Diversos produtores rurais nos procuraram porque estavam tendo dificuldades no acesso às chácaras”, explica o coordenador do Polo Sul II do GDF Presente, Germano Guedes. “É uma área com muitas subidas e descidas, por isso foi importante passar aqui com a patrol e arrumar esses trechos que estavam bem ruins.”

Moacir Lúcio explica que, antes da chegada do GDF Presente, os produtores precisavam arrumar as estradas por conta própria. “A gente contratava um trator pra vir aqui de vez em quando e tirar o cascalho, para os carros não ficarem deslizando”, explica. Uma situação bem diferente do que acontece agora. “Melhorou muito, agora não preciso mais buscar meus filhos com a caminhonete no alto da ladeira quando eles vêm me visitar”, finaliza Gaúcho.

De acordo com a coordenação do Polo Sul II do GDF Presente, de fevereiro até agora já foram recuperados quase 100 quilômetros de vias não pavimentadas na área rural do Gama, uma das maiores do DF.