23/09/2021 às 16:21, atualizado em 24/09/2021 às 14:39

Reforma na praça das entrequadras 112/113 da Asa Sul

Governo investe quase R$ 2 milhões no espaço que homenageia vítimas de violência

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A praça Maria Cláudia Del’Isola, localizada nas entrequadras 112/113 da Asa Sul, será completamente reformada. O anúncio foi feito durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (23). Na ocasião, o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, assinou ordem de serviço autorizando o início das obras.

O novo projeto prevê melhorias para as estruturas já existentes, além de um novo parquinho infantil e da implementação de projeto de paisagismo, que contará com mudas de ipês e espécies diversificadas. O valor do investimento é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Maria Cristina e Marco Antônio, pais de Maria Cláudia Del’Isola, que dá nome à praça, plantam árvore no local | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

[Olho texto=”“Brasília é uma cidade parque; vivemos aqui em comunhão com todos os nossos irmãos e vizinhos” ” assinatura=”José Humberto Pires, secretário de Governo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Durante o evento, marcado por muita emoção, Leite destacou a importância social do espaço, cujo nome é uma homenagem póstuma à estudante Maria Cláudia Del’Isola, assassinada em 2004, em sua residência. “Poderia falar sobre a qualidade da obra que será erguida aqui, sua importância física e material, do projeto arquitetônico, mas tudo isso se curva diante desse significado maior que é a luta da mulher contra a violência, uma luta que estará plantada nessa praça e será irradiada por todo o DF”, disse o gestor.

Além dos pais da jovem, Marco Antônio e Maria Cristina, integrantes do movimento pela paz em homenagem a Maria Cláudia, estiveram presente ao evento várias autoridades do governo local, servidores do GDF e moradores das quadras 112 e 113 Sul. O arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, abençoou a obra.

Carla Camargo, moradora da Asa Sul, elogia a recuperação da praça: “Vai resgatar um sentimento de integração que havia perdido”

Representando o governador Ibaneis Rocha, o secretário de Governo, José Humberto Pires, falou sobre o carinho empenhado no projeto e salientou o compromisso do GDF com ações de reformas dos espaços públicos da cidade.

“Brasília é uma cidade parque; vivemos aqui em comunhão com todos os nossos irmãos e vizinhos”, salientou. “Os espaços de Brasília precisam ser realmente recuperados, e o governador Ibaneis tem feito isso. Por todo canto em que você anda, a cidade está sendo renovada, as melhorias estão chegando”.

Árvore da vida

[Olho texto=”“Será um projeto inovador, feito com muitas mãos, representando todas as jovens que tiveram suas vidas ceifadas” ” assinatura=”Maria Cristina Del’Isola” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dois atos simbólicos marcaram a assinatura da ordem de serviço para a recuperação da praça Maria Cláudia Del’Isola. Um deles foi a pintura de uma tela coletiva representando uma árvore – a “árvore da vida” –, cujas folhas foram feitas com as digitais dos visitantes. Outro momento marcante foi o plantio de cinco mudas de ipês, simbolizando a paz e a vida. Maria Cristina disse que a homenagem à filha é uma conquista que se estende a todas às vítimas de violência no DF.

“Que esse espaço não tivéssemos apenas a visão do bem-estar físico, mas mental também, que tanto tem nos faltado”, declarou a mãe de Maria Cláudia. “É possível transformar a escuridão em luz; foi o que nos impulsionou a chegar nesse momento. Será um projeto inovador, feito com muitas mãos, representando todas as jovens que tiveram suas vidas ceifadas.”

Obra é abençoada pelo arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno

Espaço cativo de jovens, idosos, amantes do esporte e atividades de lazer, a praça recuperada tem chamado a atenção dos frequentadores. Moradora da 113 Sul, bem ao lado da praça, a dona de casa Elaine Lagares, 51 anos, acredita que a obra de melhorias no lugar vai devolver o senso de comunidade do local.

“Esse parque é nosso jardim, o quintal para quem mora em apartamento, é um ponto de encontro e ponto de convivência”, comentou. “Vai resgatar um sentimento de integração que estava perdido”.

Reforma completa

A praça, de aproximadamente 14,8 mil metros quadrados, vai receber reforma nas quadras, na pista de corrida, anfiteatro, bancos, áreas de lazer, pergolados, parquinho e parque.

A empresa Penta Engenharia Ltda será a responsável pela execução da obra, sob a fiscalização da Novacap, com previsão de entrega em quatro meses.