23/09/2021 às 18:08

SLU abre licitação para construção de 11 novos papa-entulhos

Edital foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal e vai atender nove regiões administrativas

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) publicou edital de licitação para contratação de empresa que irá construir 11 novos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), mais conhecidos como papa-entulhos, em nove regiões administrativas do Distrito Federal. O valor da licitação, feita na modalidade pregão, tipo menor preço, é de R$ 3,4 milhões. A previsão é que os novos espaços sejam entregues até o final deste ano.

Existem hoje no DF 12 papa-entulhos que, no primeiro semestre, receberam 11 mil toneladas de descartes, mil toneladas de volumosos (como mesas e sofás) e mais de 600 toneladas de resíduos de podas. | Fotos: Divulgação SLU

Serão construídas duas unidades em São Sebastião, duas em Sobradinho e uma unidade em cada uma das seguintes RAs: Santa Maria, Gama, Samambaia, Recanto das Emas, Guará, Sobradinho II e Paranoá. Em todas essas localidades, o SLU contou com a parceria das administrações regionais, que cederam os terrenos para construção dos equipamentos.

Atualmente o Distrito Federal dispõe de 12 papa-entulhos, um local adequado para que os moradores possam depositar gratuitamente restos de podas e até 1 m³ (equivalente a uma caixa d’água de mil litros) de restos da construção civil (entulhos), além de móveis velhos e materiais recicláveis.

[Olho texto=”“A ideia é ampliar a quantidade de papa-entulhos, atendendo à maioria das regiões administrativas, para que a população tenha acesso fácil na hora de fazer o descarte de resíduos”” assinatura=”Silvio Vieira, presidente do SLU” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Todo material que chega ao papa-entulho recebe destinação correta. Este espaço é um importante aliado na limpeza pública do DF. No começo deste ano entregamos duas novas unidades: uma em Santa Maria e outra em Águas Claras. A ideia é ampliar a quantidade de papa-entulhos, atendendo à maioria das regiões administrativas, para que a população tenha acesso fácil na hora de fazer o descarte de resíduos”, explica o presidente do SLU, Silvio Vieira.

Para se ter uma ideia da importância desse equipamento, só no primeiro semestre deste ano, os 12 papa-entulhos do DF receberam 11 mil toneladas de descartes, mil toneladas de volumosos (como mesas e sofás) e mais de 600 toneladas de resíduos de podas. São materiais que deixaram de ser descartados em vias públicas e receberam a destinação adequada.

Para o administrador de São Sebastião, Alan Valim, os novos papa-entulhos serão essenciais na limpeza da região. São dois papa-entulhos para essa localidade: um no Parque dos Ipês e outro no bairro Crixá.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Esses papa-entulhos vão trazer mais tranquilidade aos moradores de São Sebastião e também à própria administração. Essa é uma determinação do governador Ibaneis Rocha, de que a gente possa cuidar cada vez mais da limpeza e da qualidade de vida da nossa população, cuidar do meio ambiente e da saúde dos nossos moradores. E os papa-entulhos são fundamentais para que a gente possa cumprir esse objetivo”, afirma o administrador.

O edital de licitação e seus anexos estão no site do SLU.

*Com informações do SLU