24/09/2021 às 14:12

Emater-DF orienta comunidade rural de Planaltina sobre criação de aves

A maioria dos moradores cria galinhas para subsistência e vende o excedente apenas como complementação de renda

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Vinte e quatro moradores da comunidade rural Roseli Nunes, em Planaltina (DF), participaram de uma conversa com técnicos da Emater-DF sobre criação de aves. O objetivo foi trocar ideias sobre alimentação, instalações, principais vacinas, manejo preventivo de doenças e conservação dos ovos.

De acordo com a extensionista da Emater-DF Denise Sampaio Vaz de Melo, a atividade foi uma demanda dos próprios moradores da localidade, que estão enfrentando problemas de alta mortalidade entre os animais e buscaram orientações sobre como reverter o quadro. A maioria dos moradores cria galinhas para subsistência e vende o excedente apenas como complementação de renda.

“Nós fizemos uma espécie de bate-papo porque queríamos, primeiramente, entender o que eles estavam fazendo. Mas já demos algumas orientações básicas de condutas que precisam ser melhoradas. Agora, seguiremos acompanhando”, explica a extensionista, que também é médica-veterinária.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A comunidade Roseli Nunes surgiu de uma ocupação que só agora está sendo regularizada. Ela fica próxima ao Núcleo Rural Pipiripau e seus moradores já estão recebendo atendimento individualizado de técnicos da Emater-DF. O encontro desta quinta foi a primeira atividade coletiva envolvendo extensionistas e moradores locais.

* Com informações da Emater-DF