24/09/2021 às 13:50, atualizado em 24/09/2021 às 14:26

Mais uma UPA para a população de Ceilândia

Na Expansão do Setor O, a unidade tem capacidade para cerca de 5 mil atendimentos por mês. GDF investiu R$ 6,6 milhões e gerou dezenas de empregos

Por Ana Luiza Vinhote, da Agência Brasília *

A população de Ceilândia ganhou, nesta sexta-feira (23), mais uma unidade de saúde para casos emergenciais 24h por dia. O governador Ibaneis Rocha inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Expansão do Setor O, QNO 21, Área D. A estrutura, com capacidade para atender cerca de cinco mil pessoas por mês, teve investimento de R$ 6,6 milhões – gerando dezenas de oportunidades de emprego. Os atendimentos vão começar a partir das 14h desta sexta (24), com direito ao Wi-Fi Social.

Os profissionais de saúde que vão atuar na unidade já foram contratados por meio de processo seletivo feito pelo Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF), responsável por gerir a UPA. São 146 médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros colaboradores | Foto: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

“Junto às outras seis UPAs, vamos atender cerca de 35 mil pessoas no Distrito Federal. Ficamos um ano e meio com hospitais concentrados no atendimento à covid-19. Agora, chegou a hora de fazer com que as coisas continuem funcionando na saúde e que tudo funcione no menor prazo possível”, destacou o governador, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social (Sedes), Mayara Noronha Rocha.

“Estamos todos unidos, governos local e federal, para fazer cada vez mais entregas para a comunidade, para cuidar das pessoas, para manter as equipes trabalhando de forma empenhada, para que a gente possa ter nossas unidades de saúde com qualidade que é o que a população precisa”, ressaltou o chefe do Executivo local.  

O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, lembrou que, com as outras seis UPAs que serão inauguradas, será possível atender milhares de pessoas. “Para a saúde tem um efeito extremamente positivo, desafogando o pronto-socorro da rede pública. Estamos trabalhando para entregar cada vez mais unidades”, garantiu.

A ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, reforçou a importância da parceria dos governos federal e local. Não existe obra de um só. Há recursos distritais e federais também. Esse era um momento muito esperado por todos porque sabemos o quanto isso vai impactar na vida dos moradores daqui”, salientou.

Já o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), o deputado Rafael Prudente, apontou mais obras entregues e andamento pelo governo local. “Estamos fazendo um esforço conjunto para fazer a revitalização da Hélio Prates, do Sol Nascente/Pôr do Sol, túnel de Taguatinga. São muito investimentos que só são possíveis pelo trabalho integrado”, disse.

“Estou muito orgulhoso e feliz por participar da inauguração da primeira das sete UPAs que estão sendo construídas. É uma grande alegria para a comunidade. Meus parabéns ao governador Ibaneis Rocha, que mesmo durante a pandemia, entrega várias obras”, elogiou o administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes.  

Também participaram do evento o presidente do Iges-DF, general Gislei Morais; os secretários José Humberto Pires (Governo); Flávio Pereira (Pessoa com Deficiência); Júlio Danilo Ferreira (Segurança Pública); Bartolomeu Rodrigues (Cultura e Economia Criativa); Gilvan Máximo (Ciência, Tecnologia e Inovação); Severino Cajazeiras (Atendimento à Comunidade) e os deputados Jorge Vianna, Guarda Jânio, Jaqueline Silva, Celina Leão e Julio César.

Exames de raios-X

“Estamos todos unidos, governos local e federal, para fazer cada vez mais entregas para a comunidade, para cuidar das pessoas, para manter as equipes trabalhando de forma empenhada, para que a gente possa ter nossas unidades de saúde com qualidade que é o que a população precisa”, disse o governador Ibaneis Rocha| Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 Com 1,2 mil metros quadrados, a unidade conta com dois leitos de atendimento crítico emergencial na Sala Vermelha; seis leitos de observação; um leito de isolamento na Sala Amarela; além de 10 poltronas de medicação/inalação e reidratação na Sala Verde; e três consultórios médicos. A estrutura também possui uma sala para classificação de risco.

Os usuários poderão fazer exames laboratoriais de urgência, eletrocardiograma e, apesar de não ser obrigatório – conforme normatização do Ministério da Saúde –, a comunidade poderá realizar procedimentos de raios-X.

O equipamento está em fase de testes e, em breve, começará a atender os cidadãos. Durante este período, os pacientes que necessitarem desse exame serão encaminhados para a outra UPA da cidade – localizada na Área Especial D, Via Q1 Norte.

Atendimento 24h

A UPA atenderá casos de urgência e emergência de clínica médica, como pressão e febre alta; sintomas respiratórios, como falta de ar; desmaio; convulsão, diarreia aguda; infecção do trato urinário; dor abdominal de moderada a aguda e complicações cardiológicas e neurológicas, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Os médicos vão prestar socorro, prescrever medicamentos e exames e, ainda, vão analisar se é necessário encaminhar os pacientes a um hospital regional. Todas as novas UPAs têm sala de ensino, para que os profissionais possam realizar treinamentos e cursos de atualização permanente fornecidos pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (Diep) do instituto.  

Além disso, os médicos da UPA também vão contar com o suporte de especialistas do Hospital de Base pela telemedicina, consultoria prestada via transmissão online, bem como com telediagnóstico.

Equipe técnica

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os profissionais de saúde que vão atuar na unidade já foram contratados por meio de processo seletivo feito pelo Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF), responsável por gerir a UPA. São 146 médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros colaboradores. Eles foram convocados em 1 de setembro e passaram por treinamento teórico e prático.  

Janaína Rezende, 41 anos, é uma dessas profissionais. Ela reforçou a importância de um ambiente de trabalho bem equipado para dar assistência à população. “Estou encantada com essa estrutura. Tenho certeza que teremos um bom aproveitamento. Ter um espaço assim é mais acolhedor, tanto para nós quanto para a população”, comentou a enfermeira.  

Kaliana de Oliveira, 34 anos, concorda com Janaína. A moradora de Ceilândia participou da inauguração em busca de assistência para seu filho. “Aqui fica mais perto da minha casa, mas acessível. À população mais carente terá mais atendimento na área da saúde”, disse a auxiliar de cozinha.

* Com informações do Iges-DF