25/09/2021 às 14:26, atualizado em 25/09/2021 às 16:03

Mostra sobre Dragões da Independência no Riacho Fundo II

Uniformes, capacetes, escudos, selas e outros itens da Guarda Presidencial podem ser vistos na exposição

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

[Olho texto=” “O nosso governo trabalha integrado e sempre em busca de promover a melhoria na qualidade do ensino e das oportunidades que despertem o amor pela capital federal” ” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O turismo cívico-pedagógico do Distrito Federal ganha força nas regiões administrativas. Objetos da Guarda Presidencial dos Dragões da Independência ficarão expostos na Administração Regional do Riacho Fundo II até o próximo dia 30, na exposição Dragões, Tradição e História. A ação é fruto de parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur), o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, vinculado ao Comando Militar do Planalto, e a Administração do Riacho Fundo II.

Na cerimônia de abertura da mostra, realizada na sexta-feira (24), um dos destaques foi a apresentação da Banda do 1º RCG, que executou, além dos hinos do Brasil e de Brasília, muitas músicas populares. Entre os presentes, havia vários alunos do quinto ano do Centro de Ensino Lobo Guará e do Educandário de Maria.

Estudantes do Centro de Ensino Lobo Guará e do Educandário de Maria marcaram presença na mostra | Fotos: Cláudio Gerber/Setur

“É importante que os alunos do Distrito Federal tenham a oportunidade de conhecer elementos significativos da nossa história, como os Dragões da Independência, responsáveis pela guarda presidencial, e os nossos monumentos”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “O nosso governo trabalha integrado e sempre em busca de promover a melhoria na qualidade do ensino e das oportunidades que despertem o amor pela capital federal.”

A titular da Setur lembrou ainda que, dentro da proposta da secretaria de incentivar o turismo cívico-pedagógico, já foram assinados acordos de cooperação técnicas com as prefeituras de Pirenópolis (GO), Cláudio (MG), Casimiro de Abreu e Vassouras (RJ), São Luís (MA) e Recife (PE). A parceria vai permitir que alunos dessas cidades venham a Brasília conhecer monumentos e a história do Brasil, em complemento ao ensino da sala de aula.

Patriotismo

[Olho texto=” “A exposição está trazendo peças históricas; tudo isso é conhecimento e riqueza de informação de um conteúdo que se estende para a sala de aula” ” assinatura=”Carollyne Dias de Araújo, professora do Centro de Ensino Fundamental do Riacho Fundo II” esquerda_direita_centro=”direita”]

O chefe da Sessão de Comunicação Social do Exército, tenente-coronel Glauco Soares Vieira, saudou a iniciativa: “Eu agradeço à Secretaria de Turismo e ao Governo do Distrito Federal pela oportunidade de apresentarmos aqui a exposição do regimento que, diariamente, realiza treinamentos para a garantia da lei da ordem e para a proteção das guardas palacianas. Este momento é muito importante para criarmos e desenvolvermos nas crianças o patriotismo de amar os símbolos nacionais, a nossa bandeira, o nosso hino que é de todos os brasileiros”.

Banda do 1º Regimento de Cavalaria foi destaque na abertura do evento

Também presente à cerimônia, a administradora do Riacho Fundo II, Ana Maria da Silva, reforçou: “É um momento único e esperado pela nossa comunidade. Aqui nunca aconteceu algo tão oportuno e importante para a nossa cidade e hoje podemos presentear aos nossos alunos essa exposição tão rica, que reafirma o nosso patriotismo”.

Para a professora da quinta série do Centro de Ensino Fundamental do Riacho Fundo II Carollyne Dias de Araújo, os estudantes são beneficiados com esse projeto. “Muitos dos nossos alunos não têm a oportunidade de conhecer o centro de Brasília, o Eixo Monumental e as atrações da cidade”, pontuou. “A exposição está trazendo peças históricas, uma banda do Exército, e muitos nunca presenciaram isso antes; então, para eles, tudo isso é conhecimento e riqueza de informação de um conteúdo que se estende para a sala de aula”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Antes de chegar ao Riacho Fundo II, a exposição passou pela Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, onde recebeu a visita de centenas de pessoas. A mostra estará aberta à visitação dos moradores e turistas, na sede da Administração Regional até o próximo dia 30, encerrando as celebrações do Setembro Cívico. É uma oportunidade para as pessoas conhecerem a história da mais tradicional unidade de Cavalaria do Exército Brasileiro e a sua participação nos momentos históricos da nação.

*Com informações da Secretaria de Turismo