26/09/2021 às 17:58, atualizado em 26/09/2021 às 18:16

Morro da Cruz, em São Sebastião, está livre das gambiarras

Primeiras ligações elétricas são feitas nas residências por meio do programa ‘Energia Legal’, um dos passos para o processo de regularização da área

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

“Vai melhorar a vida de todo mundo”. A constatação de Adilson Vieira, 41 anos, reflete o sentimento de esperança dos moradores do Morro da Cruz, em São Sebastião. A casa do vigilante foi a primeira a receber ligação elétrica regular por meio do programa Energia Legal. É o começo de uma nova história na vida de 20 mil famílias da região que, a partir de agora, vão ter fornecimento de energia regular, saindo definitivamente da clandestinidade.

“Vai melhorar a vida de todo mundo”, comemora Adilson Vieira, sobre as instalações elétricas no Morro da Cruz, em São Sebastião | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

A melhoria faz parte do processo de regularização fundiária da área, que teve início com a assinatura pelo governador Ibaneis Rocha do decreto para regulamentar a Lei Complementar n° 986/2021 – a lei da Reurb.

“Foi uma grande vitória de toda a população que reside em áreas de regularização, e é uma demonstração clara de que o governo está atento à necessidade urgente de dar melhores condições de vida à população que mais necessita”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

Em julho, teve início a instalação dos postes, transformadores e fiações de alta e baixa tensão. Agora, os operários da Neoenergia atuam na instalação de relógios de luz e na ligação entre as casas e a rede de energia recém executada, finalizando o processo e levando energia elétrica com qualidade e segurança.

Situada na Rua 1 da Quadra 5, a casa de Adilson Vieira já sofreu prejuízos com a antiga ligação clandestina de eletricidade. “Aqui a energia faltava o tempo todo, no começo queimava muitos aparelhos. Já perdi ferramentas e eletrodomésticos”, conta. “Agora vai chegar energia de qualidade, e a gente espera que os outros benefícios, como água e esgoto, cheguem o mais rápido possível”.

Quem também não vê a hora de outras melhorias aparecerem é Gustavo Soares, de 19 anos, que está concluindo a casa da tia na Rua 7 da Quadra 5. “Vai ser bom demais. Vamos poder começar a pagar nossa própria conta. Depois vamos ter nosso endereço, vai chegar água e esgoto, só melhorias”, afirma o funcionário de supermercado.

Os operários da Neoenergia atuam na instalação de relógios de luz e na ligação entre as casas e a rede de energia recém-executada, finalizando o processo e levando energia elétrica com qualidade e segurança

O administrador regional de São Sebastião, Alan Valim, comemora o início das ações do Energia Legal: “É uma grande vitória para a nossa comunidade e para os moradores de São Sebastião de forma geral. A sobrecarga na rede impactava os bairros com energia regularizada, e o fim das gambiarras também vai melhorar a questão da segurança, fundamental na proteção e na integridade física das pessoas”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O diretor-superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia, Gustavo Alvarez, ressalta o impacto das novas conexões regulares de energia: “Estamos trazendo não apenas a regularização, mas conectando as pessoas, trazendo mais segurança, saúde, cidadania e dignidade para todos”.

Os clientes regularizados terão acesso a outros benefícios, como o cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, participação dos programas de eficiência energética voltados para as comunidades carentes e inclusão das localidades nas ações voltadas à segurança, ao consumo consciente e ao voluntariado.

* Com informações da Seduh e da Neoenergia