28/09/2021 às 22:36, atualizado em 29/09/2021 às 13:50

Comerciantes debatem crescimento da economia

No Distrito Federal, o enfrentamento à crise tem ganhado sustentação com os incentivos fiscais gerados pelo GDF para o setor

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

Disposta a debater junto ao poder público propostas para melhorias do ambiente de negócios no país, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) reuniu na noite desta terça-feira (28) empresários e autoridades políticas durante o V Fórum Nacional do Comércio.

Acompanhado de secretários de Estado, o governador Ibaneis Rocha participou do jantar que ocorreu no hotel Royal Tulip, no Setor de Turismo e Hotéis Norte, junto com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Para o governador Ibaneis Rocha, o Fórum é oportunidade de debater a questão econômica: “É preciso criar um ambiente de negócios estimulante e seguro para que todos possamos retomar o crescimento” | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“O Fórum é uma oportunidade para debater a questão econômica, especialmente dos comerciantes, tão penalizados por conta das restrições impostas pela pandemia. É preciso criar um ambiente de negócios estimulante e seguro para que todos possamos retomar o crescimento”, declarou o governador Ibaneis.

Brasília vem enfrentando a crise gerada pela pandemia com o registro de queda nos índices de desemprego e reaquecimento da economia. O comércio e o setor de serviços foram os que mais contribuíram para isso, segundo pesquisa divulgada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Essa geração de trabalho se deu, entre outras coisas, pelos investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) na realização de obras – que não pararam em 2020 – e pelos incentivos fiscais gerados aos empresários.

A redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a prorrogação de prazos para pagamentos de tributos e a abertura de linhas de crédito pelo Banco de Brasília (BRB) foram outros benefícios gerados pelo GDF no enfrentamento da crise.

Estiveram presentes ao evento os secretários de Governo, José Pires, e de Turismo, Vanessa Mendonça.