28/09/2021 às 15:11, atualizado em 28/09/2021 às 16:47

FAC Visual Periférico aprova mérito de 87 projetos culturais

Recursos somam mais de R$ 9 milhões em 14 categorias; selecionados têm dez dias para recorrer a partir desta quarta-feira (29)

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou hoje (28), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o resultado da etapa de mérito cultural das propostas que concorreram ao edital do FAC Visual Periférico (nº 14/2020). Ao todo, 87 projetos em 14 linhas da cadeia de produção do audiovisual foram contemplados com o aporte de R$ 9.040.000,00.

Confira o resultado

“Este edital é importantíssimo porque fortalece o setor audiovisual e vai aquecer a cadeia da economia criativa”, observa o secretário Bartolomeu Rodrigues. O edital orienta que proponentes que tenham dois projetos relacionados entre os classificados para etapa de admissibilidade têm prazo de cinco dias corridos, a contar da publicação no DODF (hoje), para que informem qual o seu projeto prioritário, caso ambos permaneçam contemplados. O mesmo vale para as propostas cujo objeto seja o mesmo do edital nº 06/2021, FAC Brasília Multicultural.

Recursos contra a decisão de mérito cultural têm dez dias corridos, a partir desta quarta-feira (29), para encaminhamento ao Conselho de Administração do FAC no endereço eletrônico recurso.fac@cultura.df.gov.br. Não será permitida a complementação de documentação por ocasião da interposição de recurso, conforme previsto no item 8.6 do Edital. A ficha de análise pode ser consultada no site do FAC.

Acesse aqui o Modelo de Recurso

Avanços no setor

O edital teve uma reedição para acolher contribuições do setor. O documento traz um conjunto de avanços. No mínimo, 50% de atores e atrizes, técnicos e técnicas, nos cargos principais da produção, devem residir no DF. Está vedada a utilização dos recursos em produção que contenham discriminação contra mulheres, público LGBTQIA+, afrodescendentes, idosos e pessoas com deficiência.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outro ponto a ser destacado é que o chamamento público mantém conquistas importantes, como cotas para mulheres negras, indígenas e diretores estreantes. Ratifica ainda compromisso com a descentralização e a democratização do acesso aos recursos disponibilizados, com a previsão de atividades gratuitas para a população, como oficinas, ações formativas e educativas.

* Com informações da Secec