30/09/2021 às 14:24

Detran atende público na Cidade da Segurança Pública

Estão disponíveis emissão de credenciais de idosos e CRLV-e, e informações sobre o Programa Habilitação Social e aplicativo Detran Digital

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“A participação do Detran no projeto Cidade da Segurança é muito importante para que possamos conhecer melhor os anseios e as necessidades dos moradores de cada cidade e disponibilizar à população os serviços mais demandados”” assinatura=”Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai proporcionar à população do Gama o acesso a serviços de atendimento ao público, ações educativas e reforço na sinalização. As atividades fazem parte do programa Cidade da Segurança Pública, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e que acontecerá no estacionamento da Biblioteca Pública do Gama, até sábado (2), das 9h às 14h.

“A participação do Detran no projeto Cidade da Segurança é muito importante para que possamos conhecer melhor os anseios e as necessidades dos moradores de cada cidade e disponibilizar à população os serviços mais demandados”, destaca o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.

Atendimento

No ônibus do Detran-DF, será possível emitir credencial de estacionamento para idosos, imprimir o CRLV-e, realizar consultas relacionadas a veículos e habilitação e receber orientações sobre como usar os serviços das plataformas digitais da autarquia (Portal de Serviços e Aplicativo Detran Digital). A população também poderá receber orientações e esclarecimentos sobre o Programa de Habilitação Social.

Servidores farão atendimento ao público no ônibus do Detran-DF, facilitando o acesso aos diversos serviços da instituição | Fotos: Divulgação/Detran-DF

Educação

Uma tenda será montada para as atividades educativas. Das 9h às 14h, estão programadas palestras e apresentações artísticas com contação de histórias e participação de uma dupla de repentistas e mímicos, para relembrar os riscos de trafegar em alta velocidade e a importância do respeito ao pedestre na faixa e aos ciclistas, além da distribuição de material informativo sobre segurança no trânsito. No sábado (2), crianças de 6 a 10 anos poderão assistir a um espetáculo teatral com foco nas orientações sobre a circulação em via pública, comportamento adequado no interior de veículos e forma segura de pedalar pela cidade. Ainda no sábado, haverá palestra sobre as alterações recentes no Código de Trânsito Brasileiro.

Engenharia e Fiscalização

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesses dias, o Detran-DF também vai intensificar as ações de engenharia e de fiscalização de trânsito na cidade, com revisão da sinalização vertical, lavagem de faixas de pedestres e realização de blitzes para coibir irregularidades de trânsito – principalmente o desrespeito ao pedestre na faixa, a direção sob influência de álcool, a condução de motocicletas com escapamento adulterado e por pessoa não habilitada.

*Com informações do Detran-DF