30/09/2021 às 15:09, atualizado em 01/10/2021 às 14:32

Saúde pública com mais 396 servidores concursados

Entre outros profissionais, foram empossados médicos, enfermeiros e farmacêuticos; nomeações representam investimento superior a R$ 55 milhões

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

[Olho texto=”“Já contratamos aproximadamente 7 mil servidores, e todos nos ajudam a cuidar da vida das pessoas, a fazer o atendimento na porta e nas unidades de saúde” ” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (30) no Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha deu posse a mais 396 novos servidores concursados no certame de 2018 para a Secretaria de Saúde (SES). Os profissionais vão reforçar as equipes já existentes e fortalecer os serviços ofertados à população nas unidades de saúde pública.

A nomeação dos novos servidores representa um investimento de mais de R$ 55 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF) até o ano que vem. Foram empossados 103 médicos, 103 enfermeiros, 80 farmacêuticos, 35 fonoaudiólogos, 53 administradores, cinco analistas de sistema, cinco contadores, cinco economistas, cinco estatísticos e dois técnicos de laboratório.

O governador saudou os novos servidores e destacou o esforço do GDF em reduzir o déficit de profissionais na área. “A cidade cresceu muito, a Saúde não conseguiu acompanhar, e isso gerou uma defasagem”, declarou. “Já contratamos aproximadamente 7 mil servidores, e todos nos ajudam a cuidar da vida das pessoas, a fazer o atendimento na porta das pessoas e nas unidades de saúde.”

Reforço bem-vindo

A administradora Sarah Ataídes comemorou a sua posse e a dos colegas: “É uma mudança de vida. Desde o dia em que saiu minha nomeação, a impressão que tenho é que trocou a chave. Ontem, eu era administradora; hoje, sou administradora pública”.

Cerimônia de posse foi realizada em cerimônia no Palácio do Buriti | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O médico ortopedista Tadeu Gervazoni Debom, por sua vez, destacou o reforço nas equipes. “Passamos por um momento muito delicado com a pandemia; quanto mais profissionais somarmos para ajudar a população, todos sairão em benefício”, afirmou.

[Olho texto=”“Servidor público não é despesa, é investimento” ” assinatura=”André Clemente, secretário de Economia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O secretário de Saúde, Manuel Pafiadache, lembrou que o governo planeja outras nomeações em breve: “Nós temos uma convocação de 131 clínicos gerais de um processo seletivo simplificado emergencial, além de 500 agentes comunitários de saúde, fundamentais para a atenção básica.”

O secretário de Economia, André Clemente, parabenizou os novos servidores. “Vocês lutaram muito”, destacou. “Quando entrarem, honrem o trabalho, pois a vida das pessoas depende de vocês. Servidor público não é despesa, é investimento.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Presente à cerimônia, o deputado distrital Jorge Vianna elogiou as ações do GDF no âmbito da saúde pública. “Desde o começo do governo, houve uma transformação na saúde”, pontuou. “Há exatamente um ano, estávamos inaugurando um centro de radioterapia em Taguatinga. Isso mostra que esta gestão é diferente, tem até plano de saúde para os servidores. Sejam bem-vindos à Secretaria de Saúde, deem valor.”