01/10/2021 às 18:49, atualizado em 04/10/2021 às 12:01

‘Outubro Rosa’ abre a programação nesta segunda (4)

Secretaria da Mulher alerta para importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O Outubro Rosa chegou, o Palácio do Buriti já está iluminado em tons de rosa e a Secretaria da Mulher (SMDF) preparou uma programação especial para a campanha. Ao longo do mês, as mulheres do Distrito Federal terão acesso a diversos serviços voltados para a conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Arte: Secretaria da Mulher do DF

A divulgação do calendário das ações previstas para o mês será nesta segunda-feira (4), às 16h, no Salão Branco do Palácio do Buriti. Na ocasião, também será realizada a abertura da exposição de fotos Simplesmente Amor, realizada pela ONG Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, com o apoio da SMDF, com oito mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama, venceram a doença e conseguiram reconstruir a autoconfiança e a autoestima.

[Olho texto=”O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca)” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Entre os serviços oferecidos neste mês, serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc, 100 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade acima de 50 anos, e 130 vagas para exames citopatológicos.

As interessadas deverão preencher o formulário disponível na página da Secretaria da Mulher, apresentar os documentos solicitados e aguardar o agendamento.

A carreta do Sesc ficará estacionada na Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, desta segunda (4) a quarta-feira (6), e, na Administração de Planaltina, entre os dias 26 e 29.

A unidade móvel da Secretaria da Mulher também fará parte da programação. O Ônibus da Mulher visitará diversos pontos do DF, e a equipe da SMDF, em parceria com a Secretaria de Saúde (SES), vai oferecer às mulheres orientações sobre o autoexame das mamas, debates e palestras sobre a promoção da saúde feminina, além de agendamento de exames preventivos, como mamografia pela Rede SES. Estão previstos 35 atendimentos por dia, voltados para mulheres adultas de 50 a 69 anos, conforme preconizado nas normas do SUS.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Clínica da Mulher (Cesmu) também terá uma programação voltada para a prevenção e para o tratamento do câncer de mama entre mulheres catadoras de materiais recicláveis e com deficiência.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A campanha Outubro Rosa foi criada pela Lei nº 13.733, de 16 de novembro de 2018, e dispõe sobre a realização de atividades para conscientização sobre o câncer de mama durante o mês de outubro. Neste período, reforça-se a importância de compartilhar informações de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de orientação sobre acesso e atendimento pela rede de saúde.

*Com informações da Secretaria da Mulher do DF