06/10/2021 às 20:27, atualizado em 06/10/2021 às 20:41

Emater recolhe embalagens de agrotóxicos

Ação está sendo realizada em todos os escritórios locais da empresa

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O escritório da Emater-DF no Núcleo Rural Pipiripau, na região administrativa de Planaltina, realizou, nesta quarta-feira (6), uma campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. A ação ocorre, no mínimo, uma vez por ano em cada uma das 15 unidades locais da empresa e atende à legislação que regulamenta o uso desses produtos na agricultura.

A iniciativa reforça os cuidados que o trabalhador deve ter com sua saúde e a da família e também com o meio ambiente. De acordo com o gerente do escritório, Geraldo Magela Gontijo, mais de 20 produtores rurais da região participaram da campanha. “Os agricultores atendidos por nós já estão conscientes da importância dessa atividade. Eles entregam as embalagens furadas e com a tríplice lavagem, conforme determina a lei”, observa.

A campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri), que disponibiliza o transporte das embalagens, e da Associação de Empresários do Agronegócio (Aeagro). A articulação institucional é feita pela Emater-DF, por meio da Gerência de Meio Ambiente (Geamb).

Ação no Núcleo Rural Pipiripau para recolher embalagens de agrotóxicos | Fotos: Divulgação/Emater-DF

Magela explica que, ao serem enviados para reciclagem, os vasilhames são prensados e depois utilizados na fabricação de mangueiras para fios de energia, caixas e tubos de esgoto, baterias de automóveis e outros materiais usados na construção civil.

O escritório do Pipiripau realizará uma segunda etapa da campanha na próxima quarta-feira (13), desta vez no assentamento Fazenda Larga, também na área rural de Planaltina. A atividade é regida pela lei 9974/2000 e regulamentada pelo decreto 3550/2000.

*Com informações da Emater-DF