06/10/2021 às 20:28, atualizado em 07/10/2021 às 15:50

Gama e Santa Maria livres de mais de 175 t de entulhos

A ação do Polo Sul II vai ajudar a evitar transtornos para condutores de veículos e pedestres, principalmente no período de chuvas

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

A semana foi de limpeza no Gama e em Santa Maria. Localizadas a pouco mais de 10 quilômetros de distância uma da outra, as duas cidades receberam ações do Polo Sul II do GDF Presente dentro do trabalho de prevenção contra os problemas ocasionados pelas fortes chuvas. Foram recolhidos, só no Gama, 100 toneladas de entulhos e pneus, além das podas e galhos de árvores. Em Santa Maria, o total chegou a 75 toneladas.

No Gama, foram recolhidas 100 toneladas de entulhos, pneus e galhos de árvores | Foto: GDF Presente

A operação Buraco Zero também tomou a concentração das equipes. No Gama, os trabalhos foram realizados nas quadras 11, 22 e 39, do Setor Leste. A administradora da cidade, Joseane Araújo, avalia que a presença do Polo Sul II do GDF Presente faz a diferença nas ações rotineiras do governo.

“O GDF Presente vem justamente ampliando a mão de obra e os maquinários e equipamentos disponíveis para nos ajudar a atender as demandas locais. Assim, com mais eficiência e agilidade, estamos melhorando a cidade e a qualidade de vida dos cidadãos”, avalia a gestora.

Em Santa Maria, as equipes se concentraram ainda na retirada de entulhos, galhos e pneus. A limpeza foi feita nas QR 119, 204, 209 e 202/302, com o recolhimento de 75 toneladas desses materiais. Pelas ruas da cidade, as equipes do GDF Presente fizeram ainda a manutenção das vias. Cerca de 10 toneladas de massa asfáltica foram utilizadas para arrumar quatro ruas bastante movimentadas. As vias estão localizadas nas QRs 204 e 214 e as Cls 304 e 307.

[Olho texto=”“A limpeza urbana é um serviço essencial e ajuda a evitar a propagação de insetos e pragas, como ratos, baratas e mosquitos”” assinatura=”Germano Guedes, coordenador do Polo Sul do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O coordenador do Polo Sul do GDF Presente, Germano Guedes, lembra que o programa garante uma contínua prestação de serviços para a região, e, desta vez, cuidou também da saúde pública. “A limpeza urbana é um serviço essencial e ajuda a evitar a propagação de insetos e pragas, como ratos, baratas e mosquitos”.

A administradora de Santa Maria, Marileide Romão, ressalta a importância da realização de obras antes do início das chuvas no DF, período em que ocorrem alagamentos e enchentes pela cidade.

“Estamos com várias intervenções na cidade prevendo o intenso período de chuvas que está se aproximando. São obras e reparos em bocas de lobo, acessibilidade em pontos de ônibus, operação tapa-buraco, recolhimento de entulhos e podas de árvores. Santa Maria está cada dia mais bem cuidada”, destaca ela.

Confira outras ações do GDF Presente: